segunda-feira, 29 de abril de 2024
InícioDestaque PrincipalMendes inaugura UPA Leblon com capacidade para atender 10 mil pacientes ao...
OBRA PARADA HÁ ANOS

Mendes inaugura UPA Leblon com capacidade para atender 10 mil pacientes ao mês

Os atendimentos começam nesta sexta-feira (14)

O governador Mauro Mendes (UNião Brasil) entregou nesta quinta-feira (13) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Jardim Leblon, em Cuiabá.

A capacidade é de 10 mil atendimentos de urgência e emergência por mês, a partir desta sexta-feira (14).

A unidade foi concluída pelo Gabinete de Intervenção Estadual na Saúde de Cuiabá, após ter sido iniciada em 2016 e não ter os prazos cumpridos pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

“Nesse período de intervenção já conseguimos muitos avanços para a saúde pública de Cuiabá. Conseguimos estancar uma sangria, praticamente um colapso na saúde que existia”, afirmou o governador.

“Lamentavelmente houve alguns problemas – não vou falar sobre isso aqui – e hoje estamos aqui, primeiro na condição de governador do Estado e também na condição de prefeito da Saúde de Cuiabá, já que nomeei os secretários de Saúde e toda uma equipe. Me sinto e trabalho como se fosse o prefeito da Saúde, pois essa é minha função”, emendou Mendes.

Estrutura

A nova estrutura possui aparelho de raio-X, box de emergência com seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de casos graves, 16 leitos de observação e vai realizar exames laboratoriais.

A nova UPA, com atendimento 24 horas, ocupa uma área de 6.500 metros quadrados e custou R$ 8,6 milhões para ser construída.

A unidade vai beneficiar cerca de 200 mil moradores de 44 bairros da região Leste de Cuiabá.

Serão mais de 200 profissionais atuando na UPA.

“Quando assumimos a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, vimos a possibilidade de concluir essa obra e montamos uma força-tarefa, com atuação em três turnos para conseguir entregar a UPA hoje para a comunidade. É mais do que uma estrutura física, é um sonho realizado, capaz de salvar muitas vidas. Isso porque vamos garantir acesso à saúde de forma mais eficiente numa estrutura moderna”, declarou a interventora Danielle Carmona.

Débitos e atraso

Em março de 2023, quando o estado assumiu a Saúde de Cuiabá, a obra estava parada por falta de pagamento à construtora.

O Gabinete de Intervenção Estadual regularizou os débitos em atraso e deu continuidade ao projeto.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se