domingo, 28 de abril de 2024
InícioBiglarCBN Cuiabá Adega BiglarSofisticação e exclusividade: conheça a história do Champagne e seu método de...
CBN CUIABÁ E BIGLAR

Sofisticação e exclusividade: conheça a história do Champagne e seu método de produção

Linha fina: Se você gosta de Champagne tem um motivo a mais para aproveitar a bebida nesta sexta-feira (28), dia mundial de celebração deste espumante repleto de história a cada taça.

Celebrado nesta sexta-feira (28), o Champagne é uma das bebidas mais lembradas ao redor do globo quando o assunto é requinte, sabor e tradição. Comumente associado a dias festivos, este tipo de vinho guarda características únicas, que serão detalhadas pelo sommelier da Cave Noble BigLar Mario Marcio.

Para começar a entender a tradição por trás desta bebida, nada melhor do que partir do início. E é na França do século XVII que inicia a história deste vinho, que ganhou o mundo sem perder sua origem.

“O Champagne foi descoberto na França, há 349 anos, em uma região que leva o mesmo nome do tradicional espumante. Foi próximo a Épernay, no povoado de Hautvillers, que os monges franceses Dom Pierre Pérignon e Dom Ruinart se esforçaram muito para domar os vinhos que fermentavam novamente nas garrafas, fazendo-as explodir”, explicou o sommelier.

 Produção 

A exclusividade desta bebida se dá, entre outros fatores, pelo seu processo de fabricação. Isso porque, diferente dos demais vinhos, o Champagne passa por duas fermentações. Por meio deste método, os produtores conseguem incorporar ao líquido o gás carbônico proveniente da segunda fermentação.

Conhecido como champenoise, o método utilizado consiste em manter a bebida hermeticamente fechada dentro da garrafa durante a segunda fermentação.

“As principais uvas permitidas e usadas na região de Champagne são as tintas Pinot Noir e Pinot Meunier e a branca Chardonnay, cabendo a cada produtor que proporção de cada uva ele usará no blend”, emendou Mario Marcio.

 Características 

Dentre as características mais lembradas do champagnes estão a refrescância, a alta acidez e os aromas tostados. Contudo, estás bebidas também contam com aromas de fermento advindos do contato com as leveduras, com final redondo e macio.

Na hora de harmonizar o Champagne não tem erro. Pratos como saladas tropicais, frutos do mar, salmão, camarão com molhos mais encorpados, entradas, canapés e carnes brancas combinam perfeitamente com esta bebida.

Porém, vale destacar que os champagnes não caem bem quando combinados com carnes vermelhas e molhos de sabor forte. E, portanto, estes elementos devem ficar fora da mesa quando a bebida for servida.

 Indicações 

Confira a seguir uma lista detalhada de champagnes disponíveis na Cave NobleBigLar:

1- Champagne Dom Perignon Vintage Brut

2- Champagne Krug Grand Cuvvé3- Champagne Louis Roederer Cristal

4- Champagne Jacquesson Dizy Terres R. Extra Brut Rosé

5- Champagne  Moet Chandon

6- Champagne  Veuve Clicquot

7- Champagne  Duval Leroy

8- Champagne Mailly Brut Blanc de Noirs

Veja mais em www.biglar.com.br

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se

CBN Especiais