terça-feira, 16 de abril de 2024
InícioBiglarCBN Cuiabá Adega BiglarNo dia do Vinho do Porto, saiba o que torna esta bebida...
CBN CUIABÁ ADEGA BIGLAR

No dia do Vinho do Porto, saiba o que torna esta bebida tão exclusiva e elegante

A exclusividade dos vinhos do Porto fez com que estes rótulos ultrapassassem as fronteiras de Portugal e ganhassem o mundo, servindo elegância e autenticidade a cada taça.

Produzidos em uma região singular de Portugal, os vinhos do Porto são exclusivos e cheios de personalidade. E, para celebrar o charme e a autenticidade destas garrafas, esta bebida tem suas características marcantes lembradas mundialmente neste sábado (10).

A exclusividade deste rótulo se dá pelo fato de que o vinho do Porto só pode ser produzido na Região Demarcada do Douro, localizada no Nordeste de Portugal.

Contudo, conforme destacado pelo sommelier Mario Marcio da Cave Noble BigLar, é importante ressaltar que outros vinhos fortificados, de estilo licoroso, podem ser produzidos em diversas regiões seja de Portugal ou de outros países.

Quanto a estes outros rótulos, a produção portuguesa é mais recorrente na Bairrada, Setúbal e na Ilha da Madeira. Já fora de solo português, também podem ser encontrados na Espanha, França, Itália e Austrália. Porém, estas garrafas não recebem a denominação de vinho do Porto.

“A Região Demarcada do Douro é a região vitivinícola demarcada mais antiga do mundo, registrada em 10 de setembro de 1756 por Marques de Pombal. Apesar dos primeiros vestígios de videiras na região datarem há 3 mil anos, a primeira menção documentada sobre o vinho do Porto remonta a 1675, época em que já era procurado internacionalmente”, disse.

“O Vinho do Porto, apesar de produzido com uvas do Douro e armazenado nas imensas caves em Vila Nova de Gaia, deve o seu nome à cidade do Porto, a partir de onde foi exportado para todo o mundo, desde o século XVII. De fato, hoje em dia, Pinhão e Régua são as áreas com maior produção de Vinho do Porto”, acrescentou o sommelier.

Características

Além disso, é importante ter em mente que outro ponto que soma à exclusividade deste tipo de garrafa está ligado aos fatores ambientais e humanos oriundos da produção do vinho do Porto.

Isso porque a feitura desta bebida é realizada por meio de um rito tradicional, que é diferente da produção realizada nos demais vinhos. Acrescenta-se a esse fator humano também uma questão territorial, uma vez que o clima único da região favorece sua exclusividade.

Sobressai da produção, ainda, o fato de que a feitura dos vinhos do Porto não conta com fermentação completa da bebida, sendo interrompida na fase inicial por meio da adição de aguardente vínica neutra.

“Assim o vinho do Porto é um vinho naturalmente doce (visto que o açúcar natural das uvas não se transforma completamente em álcool) e mais forte do que os restantes vinhos (entre 19 e 22º de álcool)”, apontou o sommelier Mario Marcio.

E como harmonizar?

Por conta da complexidade desta bebida, algumas regras devem ser observadas na hora de harmonizar o vinho do Porto com os alimentos.

No caso do vinho do Porto Branco, salmão fumado, refeições leves como saladas e peixes gordos ou ainda amêndoas torradas são ótimas opções. Já para as garrafas do tipo Ruby são possibilidades de combinação pratos como cheesecake ou queijos de pasta mole.

Já quando servido à mesa os vinhos do tipo Tawny, opções como frutos secos, doces tradicionais, queijos fortes ou patês e doce de leite cremoso são harmonizações coringas.

Qual a melhor garrafa?

Na lista de indicações, o sommelier elencou algumas das opções disponíveis na Cave Noble BigLar. Confira as sugestões exclusivas a seguir:

1- Vinho do Porto Quinta da Romaneira Vintage 2017

2- Vinho do Porto Pacheca Ruby

3- Vinho do Porto Quinta da Romaneira Tawny

4- Vinho do Porto Azul Portugal Branco

5- Vinho do Porto Taylors Chip Dry Extra Dry White

6- Vinho do Porto Ferreira Dona Antônia Reserva Tawny

7- Vinho do Porto Ferreira Ruby

8- Vinho do Porto Valdouro Tawny

9- Vinho do Porto Ramos Pinto Ruby

10- Vinho do Porto Quinta do Noval Fine Ruby

11- Vinho do Porto Adriano Ramos Pinto Reserva

 

Veja mais em www.biglar.com.br

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se

CBN Especiais