sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
InícioCBN EspeciaisBiglarConheça dez vinhos produzidos a partir da Cabernet Sauvignon, a “Rainha das...
CBN Cuiabá Adega Biglar

Conheça dez vinhos produzidos a partir da Cabernet Sauvignon, a “Rainha das uvas tintas”

Linha fina: Natural da França, a uva Cabernet Sauvignon ganhou o mundo com sua capacidade de se adaptar a diferentes terrois. Veja a seguir dicas de vinhos feitos a partir desta cepa.

De entusiasta a entendedor, a grande maioria das pessoas que apreciam vinhos já provou alguma garrafa feita a partir da Cabernet Sauvignon. Isso se deve não somente pela preferência por este tipo de rótulo, mas também pelo fato de esta ser uma das castas mais produzidas no mundo.

Originária da região de Bordeaux, na França, que é conhecida como a capital do vinho, a Cabernet Sauvignon é originária do cruzamento das cepas Cabernet Franc com a Sauvignon Blanc. O resultado da cruza, aprovado pelos apreciadores, rendeu à casta o título de “Rainha das uvas tintas”.

Conforme destacado pelo sommelier da Cave Noble BigLar Mario Marcio, a popularidade desta uva se deve à grande adaptabilidade desta casta. Isto é, a cepa consegue ser facilmente produzida em diversos terroirs – que são as características de clima e vegetação inerentes ao cultivo.

Contudo, apesar da produção em larga escala na França, a Cabernet Sauvignon também é plantada em outros lugares ao redor do mundo. Alguns destes polos são a Itália, Espanha, Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Chile, Argentina e Brasil.

Características

Mesmo com a facilidade de cultivo desta casta, o sommelier alerta para alguns cuidados inerentes à plantação desta uva. Neste sentido, vale destacar que a Cabernet Sauvignon tem um amadurecimento de médio a tardio. Dessa forma, a casta necessita de uma longa estação de crescimento.

Outro ponto de atenção relativo ao cultivo diz respeito ao clima do terroir. Isso porque este tipo de casta não tem sucesso em regiões frias, onde o caráter verde prevalece e os taninos ficam duros. As áreas de cascalho com solos quentes são ideais para a plantação da Cabernet Sauvignon.

“Tem muita pigmentação (cor profunda), muitos taninos e muita acidez. Ela desenvolve aromas intensos, com predominância de frutas pretas, mas que variam conforme o clima ou o grau de amadurecimento, podendo assumir notas vegetais, florais ou herbáceas”, diz o sommelier Mario Marcio.

“O mesmo ocorre com o nível de álcool no vinho final, que pode ser de médio a alto. Ou seja, quase tudo é muito na Cabernet Sauvignon! Justamente por isso, ela também se dá bem com o estágio em barricas de carvalho, e costuma ter um bom potencial de envelhecimento”, acrescenta.

Indicações 

Para você quem se encantou ainda mais com as características únicas da Cabernet Sauvignon, o sommelier listou algumas das opções disponíveis na Cave Noble BigLar. Veja as recomendações a seguir:

1 – Vinho Francês Chateau Haut-Brion AOC – 181510
2 – Vinho Chileno Loma Negra Grand Reserva Cabernet Sauvignon – 181854
3 – Vinho Chileno Errazuriz Seña – 135366
4 – Vinho Italiano Coniale Di Castellare Cabernet Sauvignon – 190669
5 – Vinho Espanhol Finca Antigua Crianza Cabernet Sauvignon – 191835
6 – Vinho Estadunidense Oak Ridge Old Soul Cabernet Sauvignon 202173
7 – Vinho Australiano Trentham River Retreat Cabernet Sauvignon – 201581
8 – Vinho Sul Africano Survivor Cabernet Sauvignon – 192470
9 – Vinho Argentino Cordero com Piel de Lobo Cabernet Sauvignon – 192024
10 – Vinho Brasileiro Aurora Millésime Cabernet sauvignon – 155399

Veja mais em www.biglar.com.br

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se

CBN Especiais