terça-feira, 21 de maio de 2024
InícioBiglarCBN Cuiabá Adega BiglarNo dia da Carignan, aprenda a harmonizar vinhos desta uva sem erros
CBN CUIABÁ ADEGA BIGLAR

No dia da Carignan, aprenda a harmonizar vinhos desta uva sem erros

Linha fina: De origem espanhola, Carignan é conhecida pelos taninos pronunciados e o alto teor alcoólico.

Se você gosta de vinhos com teor alcoólico alto e cores intensas, tem um motivo especial para saber mais sobre a Carignan hoje. Isso porque nesta quinta-feira (27) é celebrado mundialmente o Carignan Day.

Originária de Aragón, nordeste da Espanha, a Carignan se espalhou por toda costa mediterrânea  , principalmente na Itália e na França. As principais DOCas da Carignan na Espanha são o Priorat, onde é conhecida como Cariñena e a Rioja onde é conhecida como Manzuelo. Curiosamente, a Carignan, pelo mundo afora, é conhecida por outros 66 nomes. É a uva mais plantada da França, principalmente no sul da França, no Languedoc-Roussillon. Lá, a AOC Minevoirs vem desenvolvendo um trabalho magistral com a Carignan, muito usada nos cortes com outras cepas como a grenache, a syrah e a mourvédre, conferindo aos vinhos, cor, aromas, mineralidade, acidez e personalidade.

No Chile, trazida pelos espanhóis, a Carignan se estabeleceu no Vale do Maule, local de vinhedos centenários da cepa e onde surgiu a VIGNO (Vignadores del Carignan). Criado em 2010, a VIGNO é um grupo com 16 vinícolas que buscam preservar este patrimônio vitivinícola do Vale do Maule, produzindo vinhos fantásticos com essa casta.

Para entender mais sobre como harmonizar o vinho feito a partir desta casta é necessário saber sobre o processo de produção desta bebida.

Neste sentido, o sommelier da Cave NobleBigLar Mario Marcio explica que a produção deste vinho inclui diversas fases, desde a colheita até a análise da bebida propriamente dita.

“O processo de produção do vinho inicia-se com a colheita, recepção das uvas, esmagamento e desengace, fermentação, afinamento, maturação do vinho, filtragem ou não, engarrafamento e rotulagem, envelhecimento (vinho tinto guarda), análises do vinho e resíduos”, afirmou.

Uma das características mais marcantes desta uva é a presença de taninos bastante pronunciados, que proporcionam vinhos de cores escuras. Além disso, este tipo de bebida também tem um alto teor alcoólico.

“São encorpados e estruturados, com boa presença tânica e ótima acidez. Possui aromas de frutas negras, como ameixa e amora, notas de especiarias, como pimenta-preta, toques herbáceos, além de nuances de chocolate”, apontou o sommelier.

 E na mesa, como fica?

Para não errar na hora de montar a mesa, opções que harmonizam bem com a Carignan são carnes vermelhas assadas, molhos fortes e condimentados, queijos curados, risoto de osso buço e ratatouille e carnes exóticas.

Contudo, é preciso ficar atento no momento de compor as refeições com vinhos da Carignan, principalmente por estas bebidas não harmonizarem bem com peixes, frutos do mar, crustáceos e leguminosas a depender do preparo.

“A Carignan é uma uva tinta e possui alta concentração de taninos, Alguns peixes e frutos do mar, por exemplo, possuem iodo, que em conjunto com os taninos presentes no vinho podem deixar um sabor metálico, amargo e adstringente, o que estraga não só a comida, mas também a bebida. Pratos a base de peixes tendem a combinar mais com vinhos brancos. Alimentos muito ácidos, doces apimentados e salgados também podem ser erros graves quando o assunto é harmonização”, acrescentou.

 Opções na adega

O sommelier listou alguns dos rótulos de Carignan disponíveis na Cave Noble BigLar. Veja abaixo garrafas selecionadas da bebida:

1- Vinho Espanhol Finca Antigua Clavis 2010

2- Vinho Espanhol Muga Reserva tinto

3- Vinho francês Vidal Fleury Côtes Du Rhone tinto

4- Vinho francês Gerrard Bertrand Minervois Reserve tinto AOP

5- Vinho francês La Vieille Ferme Rouge

6- Vinho Italiano  Alois Lageder Terra Alpina tinto

7- Vinho Chileno Santa Ema Rivalta tinto

8- Vinho Chileno Santa Ema Amplus Old Vine Carignan

9- Vinho  Chileno De Martino Vigno Carignan

10- Vinho Chileno Toro de Piedra Gran Reserva Carignan

11- Apaltagua Coleccion Limited Edition Carignan

Veja mais em www.biglar.com.br

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se

CBN Especiais