sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024
InícioCBN EspeciaisBiglarVinhos Pinot Noir carregam elegância e delicadeza a cada taça
CBN CUIABÁ ADEGA BIGLAR

Vinhos Pinot Noir carregam elegância e delicadeza a cada taça

Cultivadas na França há pelo menos dois mil anos, as uvas Pinot Noir são conhecidas pela sua complexidade aromática e amplo potencial de harmonização.

Elegância e delicadeza são alguns dos atributos tradicionalmente ligados aos vinhos da uva Pinot Noir. A autenticidade desta casta, que é secular, faz com quem os rótulos originados desta cepa tenham um dia próprio para serem celebrados.

Dia 18 de agosto, comemoramos a singularidade desta uva. Para não ficar fora da celebração, conheça algumas das características que tornam essa casta tão especial e aproveite os rótulos disponíveis na Cave Noble BigLar.

Berço consagrado de diversos vinhos, a França carrega em sua história o fato de ter sido o lugar originário das primeiras uvas Pinot Noir. A hipótese mais aceita aponta que o cultivo da casta tenha se iniciado na região da Borgonha há pelo menos dois mil anos.

Características

A cor avermelhada, a riqueza aromática e a casca fina são características marcantes desta uva. Contudo, é importante destacar que esta é uma cepa muito delicada e que produz vinhos variados a depender do terroir no qual foi cultivada.

O terroir, conforme explica o sommelier da Cave Noble BigLar Mario Marcio, são os fatores como clima e solo que influenciam na produção de cada uva relativos à região em que a casta é plantada. Assim, o resultado final do vinho é diferente para cada terroir.

Na França, existem lugares tradicionalíssimos pela produção da Pinot Noir, a exemplo dos Grand Crus de Vosne-Romanée e Romanée-Conti. Contudo, a popularidade desta uva fez com que outros lugares do mundo se apaixonassem pela casta.

Neste sentido, polos como Martinborough, na Nova Zelândia, e o Oregon, nos Estados Unidos, cultivam esta uva. Além deles, países como Chile, Argentina e África do Sul também possuem vinhedos da Pinot Noir.

Harmonização

Uma das características principais desta uva diz respeito à sua versatilidade. Isso faz com que vinhos desta casta combinem com diferentes pratos, criando harmonizações para variadas ocasiões e gostos.

Assim, opções que caem bem com vinhos Pinot Noir são risotos, vegetais cozidos, queijos de massa mole, carne assada e salmão.

Para harmonizar sem errar, algumas das opções de rótulos coringas são o Pinot Noir chileno De Martino Lote 02, Vinho Perro Callejero Pinot Noir, Vinho Loma Negra Reserva Pinot Noir e o vinho Santa Ema Gran Reserva Pinot Noir.

Veja mais em www.biglar.com.br

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se

CBN Especiais