sexta-feira, 29 de março de 2024
InícioCBN EspeciaisBiglarConsagrados e versáteis, vinhos tintos são opções coringas para apreciar no inverno
CBN Cuiabá Adega Biglar

Consagrados e versáteis, vinhos tintos são opções coringas para apreciar no inverno

Conhecidos por sua alta capacidade de harmonização, os vinhos tintos reservam surpresas únicas a cada rótulo. Entenda as principais características desta bebida e veja, ao final, uma seleção especial disponível na Cave Noble BigLar

Com a chegada do inverno, muitas pessoas pensam em celebrar a estação mais gelada do ano com a tradicional combinação de vinho e tábua de frios. Contudo, na hora dos preparativos, surge aquela dúvida: qual o rótulo mais adequado?

Versáteis, populares e com vasta possibilidade de harmonização, os vinhos tintos são excelentes opções para o período. “Queridinhos” de toda hora, os rótulos desta bebida são gerados a partir de um complexo processo de fabricação, que explica a singularidade de cada garrafa.

Paixão antiga

Muito antes de chegar às prateleiras, os vinhos tintos são produzidos em um extenso processo que se inicia na colheita das uvas selecionadas, passa pela fermentação e termina no engarrafamento.

Hoje, a França ocupa o lugar de maior produtora de tintos do mundo. Porém, a paixão da humanidade por este tipo de vinho tem uma origem muito mais antiga. Evidências históricas apontam que as primeiras vinhas foram plantadas na Ásia há milhares de anos.

Depois disso, a produção de tintos ganhou fôlego, foi levada à Grécia e à Roma Antiga e hoje está presente em vinícolas de diversos países.

“O universo cultural do vinho é realmente muito diverso e fascinante. Existem vários tipos diferentes de vinhos no mundo, sem sombra de dúvidas os mais apreciados são os tintos. Eles são os mais conhecidos, mais procurados e mais consagrados desse universo”, explica o sommelier da Cave Noble BigLar, Mario Marcio.

“Para se produzir o vinho tinto é necessário esmagar as uvas tintas para que liberem o suco de dentro da polpa. Esse suco, também chamado de mosto, é encaminhado para o tanque de fermentação onde permanece em contato com as cascas das uvas por até duas semanas”, apontou o sommelier.

Veja a seguir o passo a passo da fabricação dos tintos:

  • Colheita das uvas;
  • Separação;
  • Desengace;
  • Maceração;
  • Fermentação alcoólica;
  • Fermentação malolática;
  • Clarificação;
  • Estabilização;
  • Amadurecimento;
  • Assemblage (mistura de uvas);
  • Filtração;
  • Engarrafamento.

Combina com o que?

Com tom avermelhado e geralmente alta concentração de taninos, os tintos proporcionam diversos benefícios à saúde além de serem fáceis de combinar com variados pratos.

Além da tradicional tábua de frios, que é uma opção clássica para o inverno, os tintos também harmonizam com maestria quando acompanhados de carnes vermelhas, cordeiro, pizzas, hambúrgueres assados na brasa, risotos à base de carne vermelha e aperitivos no geral.

Contudo, por maior que seja a versatilidade deste tipo de rótulo, os tintos não são uma boa aposta com determinados alimentos por conta da presença dos taninos.

“Os vinhos tintos podem ser vilões em algumas refeições por causa dos taninos. Alguns peixes e frutos do mar, por exemplo, possuem iodo, que em conjunto com os taninos presentes no vinho podem deixar um sabor metálico, amargo e adstringente, o que estraga não só a comida, mas também a bebida. Pratos à base de peixes tendem a combinar mais com vinhos brancos. Alimentos muito ácidos, doces apimentados e salgados também podem ser erros graves quando o assunto é harmonização”, explicou Mario Marcio.

Rótulos recomendados

Pensando nas características únicas dos tintos, o sommelier Mario Marcio destacou dez opções de vinhos disponíveis na Cave Noble BigLar que são coringas. Os rótulos listados a seguir são originários de diferentes países, demonstrando a popularidade dos tintos:

1- Vinho Argentino MosquitaMuertaCorderoPiel Lobo Malbec
2- Vinho Chileno Loma Negra Grand Reserva Cabernet Sauvignon
3- Vinho Australiano Trenthan River Retreat Shiraz
4- Vinho Espanhol Finca AntiguaCrianza Cabernet Sauvignon
5- VinhoFrançêsChateau Saint Julian Bordeaux Supérieur
6- Vinho Italiano Castellare Di CastellinaChianti Clássico
7- Vinho Português Sino da Romaneira Douro
8- Vinho Sul Africano Balance Cabernet Sauvignon / Merlot
9- Vinho Uruguaio Juan CarrauTannat Reserva
10-Vinho Californiano OakRidgeT.N.T Zinfandel

Veja mais em www.biglar.com.br

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se

CBN Especiais