sexta-feira, 19 de agosto de 2022
InícioCBN EspeciaisBiglarNo mês dos rosés, conheça dez rótulos prestigiados para ter na adega
CBN Cuiabá Adega Biglar

No mês dos rosés, conheça dez rótulos prestigiados para ter na adega

Versáteis, vibrantes e delicados, os rosés são opções certeiras para harmonizar diferentes tipos de pratos. Conheça mais sobre a origem deste tipo de vinho e veja alguns dos rótulos mais celebrados

Com origem na região de Provence, localizada no Sul da França, os vinhos rosés extrapolaram as fronteiras da Europa e conquistaram os demais continentes. O frescor, a delicadeza e o aroma intenso fazem desse rótulo um meio-termo perfeito entre os brancos e os tintos.

Se você é entusiasta deste tipo de vinho, saiba que tem um motivo a mais para celebrar neste mês. Isso porque nesta sexta-feira (24) é comemorado o Dia Internacional do Rosé. A data de celebração tem origem francesa e é explicada pelo sommelier da rede de supermercados Big Lar, Mario Marcio.

“Toda quarta sexta-feira do mês de junho comemora-se o Dia Internacional do Vinho Rosé. A data teria sido idealizada pela proprietária dos Châteaux Roubine e Sainte Béatrice, ambos localizados na região da Provence, na França, o berço do vinho rosé no mundo”, destacou o sommelier.

Passeio pelo globo

Para entender mais sobre o sucesso dos rosés mundo afora, é preciso antes voltar para o solo de origem deste tipo de vinho. Ou melhor, para os solos. Situada no limite da França com a Itália, Provance é banhada pelo Mar Mediterrâneo e conta com uma paisagem muito diversificada.

Com frio moderado no inverno e verões quentes, a região conta com montanhas, planícies, alpes e florestas em sua composição geográfica. Toda essa riqueza de paisagens garante uma variedade de uvas que são utilizadas na produção de diversos rótulos.

Algumas das castas mais apreciadas da região são a Merlot, Pinot Noir, Carignan e Grenache. Juntas com outras uvas, estas cepas foram responsáveis por darem lugar às garrafas de rosés que superaram os limites da cozinha provençal e chegaram, inclusive, ao Novo Mundo.

Hoje, além da França, também figuram como produtores de rosés a Itália, Espanha, Portugal, África do Sul, Austrália, Chile, Estados Unidos, Argentina e Brasil.

Refrescantes e versáteis

A elegância do rosé é demonstrada, principalmente, por meio de sua versatilidade. E um dos exemplos desta capacidade ímpar é a harmonização fácil de garrafas deste tipo de vinho com diferentes alimentos.

“A grande maioria dos vinhos rosés é colocada à venda logo que são engarrafados. Tendo como suas principais qualidades, a coloração salmão, roseada límpida, aromas intensos de frutos vermelhos como morango, cereja, groselha… São muito refrescantes e de uma acidez viva e vibrante”, destacou Mario Marcio.

Conforme apontado pelo sommelier, as características dos rosés fazem com que eles combinem perfeitamente com tábuas de frios, salmão, frutos do mar e carnes vermelhas magras. Contudo, também ornam facilmente com aperitivos fritos, salgados, queijos e sobremesas.

Porém, apesar da versatilidade deste tipo de vinho, os rosés não harmonizam com carnes vermelhas gordas e suculentas, nem com pratos à base de sopas.

Selecionados

Na adega Cave Noble Big Lar há dezenas de opções dos rosés mais apreciados. A seguir, há dez rótulos indicados pelo sommelier Mario Marcio que são perfeitos para diferentes ocasiões.

A seleção conta com rosés produzidos em diferentes partes do globo, proporcionando a experiência de uma viagem pelo globo a partir de cada garrafa. Confira:

1- Vinho Francês VilIa Aix Coteaux D’Aix-En Provence AOP

2- Vinho Italiano Masciarelli Colline Teatine Rosé IGT

3- Vinho Espanhol Luzon Colección Monastrell Rosé

4- Vinho Português Casa Ermelinda Freitas Pinot Noir & Merlot

5- Vinho Sul Africano Balance Rosé Meio-Seco

6- Vinho Australiano Trenthan Banksia Rosé

7- Vinho Chileno Flora Orgânico Rosé

8- Vinho Californiano OAK Ridge OZV  Rosé Of Primitivo

9- Vinho Argentino Sottano Rosé de Malbec

10- Vinho Brasileiro Espumante Amitié Brut Rosé

 

Veja mais em www.biglar.com.br

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se

CBN Especiais