quinta-feira, 28 de março de 2024
InícioCBN EspeciaisBiglarMalbec: saiba a história de uma das uvas mais consumidas pelos brasileiros
CBN Cuiabá Adega Biglar

Malbec: saiba a história de uma das uvas mais consumidas pelos brasileiros

Conheça a história da uva Malbec e confira a seleção especial de vinhos indicados pelo sommelier do BigLar

Vines

 

A maior parte dos consumidores de vinhos brasileiros aprecia o potencial dos Malbec. De coloração forte e sabores frutados, a uva que dá nome a esse tipo de vinho é de origem francesa, mas se popularizou em terras argentinas.

Confira a seguir algumas curiosidades sobre a história desta uva. E, ao final, veja alguns dos vinhos Malbec disponíveis na adega Cave Noble BigLar indicados pelo sommelier Luiz Roberto Corrêa Lima.

 Origem da uva Malbec 

Quando pensamos em Malbec, logo associamos a uva aos nossos vizinhos argentinos. Contudo, o berço desta casta é Cahors, uma região próxima a Bordeaux, no sudoeste da França.

“No século XIX, ela foi muito importante, pois entregou seu potencial de matéria corante aos famosos vinhos de Bordeaux que, na época, eram conhecidos como claret devido à sua cor rubi clarinho e pálido”, explica o sommelier

Em  1852, o agrônomo Michel Aimé Pouget viajou até Mendoza, na Argentina, para realizar pesquisas de solo e clima. O produtor levou consigo mudas das castas francesas, dentre elas a Malbec. 

Foi assim, portanto, que se iniciou o ciclo da Malbec em solo argentino. Sua produção, hoje, é um sucesso mundial e corresponde a cerca de 70% dos vinhos oriundos desta uva no mundo. 

 Outras regiões produtoras 

Devido ao sucesso da produção argentina, outros países do novo mundo se interessaram no incremento das áreas plantadas com a Malbec. Entre os principais deles estão o Chile, o Uruguai, a Austrália e os EUA. 

Porém, uma outra região no mundo tem se destacado por produzir excelentes vinhos Malbec. De acordo com Luiz Roberto, a cidade mãe dessa uva renovou e ganhou grande impulso na onda desse sucesso. 

“Cahors recebeu aportes e parcerias de grandes enólogos e produtores de fama internacional interessados em produzir vinhos de uva Malbec, como Paul Hobbs, proprietário da famosa vinícola Cobos, em Mendoza”, disse.

 Diferentes estilos de Malbec  

Cada região produtora de Malbec traz características únicas, o que resulta em vinhos muito diferentes entre si. “São diversos fatores que levam a isso, como as variações de clones plantados e as características do solo, clima e cultura local – também conhecidos como terroir”, explica Luiz Roberto. 

Segundo o sommelier, outro fator importante que influencia muito nessas diferenças de sabor, corpo e características entre os vinhos feitos da mesma uva é a decisão do produtor sobre o tipo de vinho a ser produzido.

“Caso a opção seja por um vinho mais acessível, teremos um vinho leve e descontraído, para consumo imediato e apropriado a várias ocasiões. Porém, se for um vinho de alta gama, este poderá ser guardado na adega por um tempo maior, um vinho com mais concentração e corpo, com boa acidez e boa dose de taninos, vinho para ocasiões especiais”, apontou.

 Características da uva Malbec 

Apesar dos vinhos Malbec poderem ser muito diferentes entre si, há algumas características em comuns entre eles. A principal delas, sem dúvida, é a coloração. 

“A Malbec é uma uva com muita pigmentação (matéria corante). Além disso, seus taninos são abundantes e macios, sendo os vinhos da Malbec concentrados e marcantes na sua cor rubi escuro com tons violeta”, comenta o sommelier. 

Outra característica marcante da Malbec é o seu aroma frutado, com ênfase nas frutas negras, cereja e ameixa negra. Além disso, os vinhos feitos com essa uva possuem, também, notas de especiarias e flor de violeta.

 Indicações do sommelier  

As três unidades do supermercado BigLar contam com uma adega repleta de vinhos selecionados pelo sommelier. Dentre os Malbec disponíveis nas lojas, Luiz Roberto sugere:

  1. Malcriado Malbec
  2. Judas Malbec
  3. Cuvelier Los Andes Malbec
  4. Mosquita Murta Malbec
  5. Kalós Crú Malbec
  6. Domaine Bousque tMalbec
  7. Cordeiro com Pele de Lobo Malbec

Veja mais em www.biglar.com.br

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se

CBN Especiais