sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
InícioCidadesCom mais de 300 mil doses, MT inicia campanha de vacinação contra...
VEJA GRUPOS PRIORITÁRIOS

Com mais de 300 mil doses, MT inicia campanha de vacinação contra influenza

Os municípios devem definir a estratégia para alcançar o publico alvo

A Secretaria de Estado de Saúde iniciou nesta segunda-feira (10), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Mato Grosso recebeu 364 mil doses.

O objetivo é imunizar a população contra o vírus e, consequentemente, diminuir a quantidade de pessoas com gripe no Estado.

Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas e caminhoneiros.

Também integram o grupo prioritário os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Neste ano, conforme definido pelo Ministério da Saúde, a campanha não será dividida por etapas e fica sob a responsabilidade dos municípios a estratégia de vacinação que melhor alcance a população.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a estimativa é vacinar 1.286.184 pessoas em Mato Grosso.

“Nossa meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis. Para isso, é imprescindível o apoio dos municípios no alcance do público alvo. É necessário também que a população fique atenta as diretrizes de sua cidade de residência e procure um posto de saúde para vacinar. Somente a vacina previne a influenza”, ressalta a gestora.

Em 2022, foram registrados 849 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado. No mesmo ano, o Estado notificou 216 casos de Influenza (H1N1, H3N32, A e B). De janeiro a março de 2023, foram registrados 67 casos de SRAG e 44 casos de influenza.

O que é a influenza?

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se