terça-feira, 28 de maio de 2024
InícioCidadesApós alerta da Anvisa, SES pede suspensão da vacinação de grávidas com...

Após alerta da Anvisa, SES pede suspensão da vacinação de grávidas com a AstraZeneca

Por meio de nota, a SES apontou que aguarda uma nota da técnica do Plano Nacional de Imunização (PNI), que detém o comando sobre a imunização no país

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recomendou que as prefeituras de Mato Grosso suspendam a vacinação de grávidas contra a Covid-19 com a AstraZeneca. O posicionamento da pasta foi emitido nesta terça-feira (11), após alerta emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por meio de nota, a SES apontou que aguarda uma nota da técnica do Plano Nacional de Imunização (PNI), que detém o comando sobre a imunização no país.

“A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) já orientou a suspensão da aplicação da vacina AstraZeneca em gestantes, com base no posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e aguarda nota técnica do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde”, argumentou o Estado.

O apontamento foi feito após recomendação da Anvisa que, por meio de nota técnica, destacou na segunda-feira (10) que a bula atual da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina para grávidas sem acompanhamento médico.

Veja o posicionamento da Anvisa:

“A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.”

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se