A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que há um descontentamento da base do Governo Mauro Mendes (DEM) na Assembleia Legislativa.
Segundo ela, isso se deve à postura do democrata e sua dificuldade em manter diálogo e ouvir os parlamentares.
“O que tenho tentado é fazer com que o governo nos ouça e entenda que ninguém ali está fazendo politicagem. A gente tem uma preocupação com o comportamento do governo nesse momento da pandemia. Eu considero o governo ainda muito distante da população. Tinha que ser um comportamento mais humano, mais próximo, mais solidário”, disse.
A deputada afirmou que, por ser membro da base aliada, se sente na obrigação de fazer tais criticas.
“Agora, é difícil quando fala uma vez, duas, três, quatro e parece que não estamos falando. Isso não é uma insatisfação só minha, vários deputados estão com pouca paciência em meio as dificuldades que temos tido de relacionamento”, admitiu, ao citar como exemplo, o colega Eduardo Botelho (DEM).
Comparou a Taques
A deputada – que na legislatura passada era uma das principais opositoras ao governador Pedro Taques – chegou a comparar Mendes com seu antecessor.
Ela afirmou que uma das demonstrações de que Mendes tem dificuldade em ouvir a base diz respeito ao projeto que trata da alíquota de contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas do Estado, cujo debate ocorre há meses sem uma definição clara.
“Por questões como essa, a gente perde um pouco a paciência. Eu esperava, principalmente, quando fui ser base, que o governo tivesse uma postura diferente do governo Pedro Taques. E muitas coisas agora vejo muito parecido, principalmente, nesse ponto de não ouvir a Assembleia”, comparou.
“Por parte de muitos membros da base essa relação está desgastada. E não vejo esforço nenhum por parte do governo para tentar reconstruir isso. O governo, com ajuda da Assembleia, conseguiu muito melhorar o Estado. Mas falta o social, o relacionamento com a Assembleia. A gente não vive um sistema onde só o governador determina tudo”, concluiu.