domingo, 21 de julho de 2024
InícioCidadesMais de 90% dos crimes contra idosos ocorrem no ambiente familiar
CENÁRIO DA VIOLÊNCIA

Mais de 90% dos crimes contra idosos ocorrem no ambiente familiar

Os dados foram apresentado pelo delegado Marcos Veloso, em entrevista concedida à rádio CBN Cuiabá

Dos 1.534 procedimentos que tramitam atualmente na Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa em Cuiabá, apenas 3% estão relacionados a casos de violência cometidos fora do ambiente familiar. Ao todo, são 817 inquéritos policiais, 437 autos de investigação preliminar e 280 termos circunstanciados de ocorrência.

Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (26) pelo delegado Marcos Veloso, em entrevista concedida à rádio CBN Cuiabá, como parte da campanha de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa realizada neste mês pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros.

“A delegacia tem estrutura recente, até 2021 existia um núcleo de atendimento à pessoa idosa dentro da delegacia de defesa da mulher. Este cenário que foi construído expôs a situação do idoso vulnerável e aí começou a surgir os números, mas a violência sempre existiu. Antes, a violência contra o idoso integrava a estatística convencional dos delitos”, explicou o delegado.

Segundo ele, a construção de indicadores sobre os crimes cometidos contra os idosos é extremamente importante para elaboração de políticas públicas. “Os números impressionam, mas precisamos ter esse enfrentamento olho no olho, de forma realística, e construir as políticas públicas necessárias com base nesses dados”.

O delegado falou também sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela delegacia especializada. Destacou que as abordagens são diferenciadas e que as ações realizadas pelos policiais têm semelhança ao trabalho realizado pela assistência social. “Em que pese o nosso efetivo não ser o ideal, os policiais construíram toda uma forma de abordagem, temos um núcleo de inteligência informal para fazer o atendimento e todo um cuidado para não fazer ataque direto a uma residência, até mesmo para não expor a vítima”, contou.

Marcos Veloso ressaltou ainda a importância da construção e fortalecimento da rede de proteção à pessoa idosa. Assista aqui a entrevista na íntegra.

Serviço: Em Cuiabá, a Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI) está localizada na Avenida Dante Martins de Oliveira, no bairro Planalto. As denúncias de violência contra a pessoa idosa também podem ser feitas em qualquer Delegacia de Polícia Civil, na Delegacia Virtual, por meio do 197, da Polícia Civil, ou Disque Nacional 100.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se