O Gabinete de Intervenção Estadual na Saúde de Cuiabá notificou a empresa LG Med Serviços e Diagnósticos Ltda, nesta terça-feira (6), por conta de atendimentos médicos abaixo do previsto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Morada do Ouro.
A situação foi registrada no plantão noturno de segunda-feira (5).
O caso também foi comunicado ao Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT).
A quantidade de consultas oferecidas está em desacordo com o contrato de prestação de serviços vigente com a Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o gabinete de intervenção, a espera dos pacientes por atendimento acabou causando tumulto na unidade.
Segundo o procurador Hugo Fellipe Lima, as falhas nas escalas de plantões médicos da empresa têm sido recorrentes.
“Estamos fiscalizando todos os contratos de prestação de serviços e certificando se estão sendo devidamente cumpridos para que a população não seja prejudicada com a falta de atendimento”, destaca.
Ele explicou que a estimativa é de que cada médico preste 38 atendimentos no plantão de 12 horas nas UPAs.
Porém, no plantão noturno da UPA Morada do Ouro de segunda-feira, nenhum dos quatro médicos plantonistas fornecidos pela empresa terceirizada atingiu essa meta.
Um deles fez somente 11 atendimentos e os demais fizeram 13, 18 e 29, mesmo com pacientes aguardando atendimento.
Um dos profissionais ficou duas horas, entre 21h e 22h e de 23h à 0h sem atender nenhum paciente, o que não é considerado normal para a unidade.
Segundo o procurador, foi solicitada a substituição dos quatro profissionais que estavam de plantão pela empresa por falta de prestação de serviço adequado.