Idealizado em 2015 pela Associação Atlética Juinense de Futebol, o “Mais que Atleta” se tornou um dos maiores projetos sociais de Mato Grosso, com mais de 800 crianças atendidas e desenvolvendo seis modalidades esportivas.
O coordenador administrativo do projeto, Genivan Souza recorda que, no início, as atividades eram desenvolvidas apenas na região central da cidade, com cerca de 100 crianças praticando o futebol.
A partir de 2021, a associação passou a contar com uma parceria com a prefeitura da Juína, sob o comando do prefeito Paulo Veronese.
“O prefeito nos chamou naquela ocasião, nos convidou para formalizar essa parceria e, desde então, foram agregadas mais cinco modalidades, alcançando 860 alunos atendidos em cinco bairros carentes da cidade”, destacou Genivan Souza.
Conforme o coordenador, somente no futebol, são cerca de 450 meninos e 100 meninas, entre cinco e 17 anos, praticando as atividades.
Há, ainda, aulas de handebol, basquete, judô, capoeira e kung fu wushu.
Esta última modalidade, inclusive, já tem medalhista Pan Americano. No ano passado, Brayan Gledson Gomes – que é atendido pelo Mais que Atletas – conquistou medalha de ouro no 13º Pan Americano. A competição reuniu mais de 300 atletas de 16 países, em Brasília.
Destaque também para atletas de outras modalidades do projeto que já conquistaram medalhas no judô e handebol em competições estaduais e regionais, atletas do futebol com aprovações para o Serrano, do Rio de Janeiro e destaque no Flamengo de Guarulhos, na categoria sub 17.
Em diversas ocasiões, o prefeito Paulo Veronese já destacou a importância e grandiosidade do projeto que contribui para o desenvolvimento esportivo e social dos alunos.
“Transformação social”
A secretária de Esportes de Juína, Stefânia Basílio lembrou do papel de transformação social desempenhado pelo Esporte e por iniciativas como o “Mais que atletas”.
“É por meio do esporte que crianças e adolescentes aprendem sobre regras, limites, ganhar e perder, ensinamentos que serão levados para toda vida. É evidente os inúmeros benefícios que o Esporte traz à população, como o desenvolvimento físico, mental e social”, afirmou ela.
E, até em função de todos esses elementos, que a secretária destaca a importância de o Município apoiar o projeto.
“Abraçamos o projeto Mais que Atleta, que tem desenvolvido um trabalho fantástico em nosso município, atendendo mais de 800 crianças e adolescentes, oferecendo diversas modalidades. A prefeitura de Juína não tem medido esforços para investir e apoiar o esporte em nossa cidade. Continuaremos avançando”, concluiu.