quarta-feira, 24 de abril de 2024
InícioDestaque PrincipalJayme aponta “assalto ao povo” e quer CPI para apurar preços de...
"FORA DA CASINHA"

Jayme aponta “assalto ao povo” e quer CPI para apurar preços de passagens aéreas

O senador disse que a falta de concorrência acaba provocando este quadro

O senador Jayme Campos (União Brasil) defendeu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o preço das passagens aéreas no País.

O parlamentar preside temporariamente a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e fez duras críticas às Companhia Aéreas do Brasil, apontando a prática de preços abusivos.

“São preços fora da casinha e de passagens internacionais. Temos que abrir o mercado para outras empresas de aviação”, afirmou o senador.

Ele chegou a citar o valor de R$ 3,2 mil para uma passagem no trecho Cuiabá a Brasília

Antes de uma possível investigação, ele afirmou que irá propor a convocação dos diretores das empresas, a direção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do PROCON.

“Do contrário vamos impor uma CPI para que haja luz no serviço prestado pelas empresas. Elas estão assaltando os usuários”.

O senador ainda condenou a volatilidade nos preços praticados e sinalizou que a falta de concorrência acaba provocando este quadro.

“Vamos abrir o mercado para novas empresas. Não podemos ficar de refém desta situação que afeta a vida de milhares de pessoas, já que não estamos falando apenas de viagens, mas de pessoas que trabalham, pessoas que necessitam buscar tratamento de saúde, enfim uma infinidade de necessidades que se deparam com uma situação esdrúxula destas”, alertou.

Jayme Campos lembrou que os Estados Unidos têm cerca de 55 empresas áreas de grande porte e outras 70 de médio porte.

Em todo o mundo, segundo ele, são mais de 350 empresas aéreas.

O Brasil, no entanto, está restrito a três grandes empresas que acabam praticando preços, conforme ele, “irreais” e que afetam os próprios negócios.

“Só se ouve dizer que as áreas estão em crise e deficitária, mas com o preço e o serviço que praticam não tem como trabalhar com metas e serviços de qualidade”, ponderou.

O senador citou que o Brasil tem dimensões continentais e o transporte aéreo é o mais eficiente e importante, ainda mais em áreas inóspitas, por isso a necessidade de discutir o assunto.

“Os governos Federal e dos Estados estão em constante discussão e reduzindo o valor do ICMS que afeta os preços dos combustíveis e do querosene de aviação. Vimos nos últimos dias que o valor dos combustíveis nos postos foi reduzido, mas ao contrário, na aviação, o valor foi aumentado, isto é um absurdo”, disse.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se