A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), retomou a vacinação contra a Covid-19 da população em situação de rua, começando pelos que estão acolhidos nos albergues municipais.
Na terça-feira (6), 26 usuários da Unidade de Acolhimento “Manoel Miraglia” receberam a dose única da Janssen, pela equipe do Consultório na Rua, em comemoração aos 20 anos do albergue. A unidade atende apenas homens acima de 18 anos.
Antônio de Ramos Machado, 60 anos, comemorou a vacinação. “Eu já estava preocupado porque a rua é muito perigosa e nós dependemos disso para que a gente fique imune. É um a menos na rua correndo risco. Esse é meu agradecimento ao prefeito, ao SUS, que é de excelência, até hoje fui sempre bem tratado, e à direção daqui do albergue também, que me acolheu e me deu essa oportunidade”, disse.
A psicóloga da unidade de acolhimento, Ana Paula de Oliveira Bughi, explica que desde o começo da campanha de vacinação a equipe tem trabalhado com os usuários a questão da informação, uma vez que alguns apresentaram resistência à vacina.
“A gente entendeu que é uma falta de informação e, por isso, fomos trabalhando com eles as dúvidas que foram surgindo e deu tudo certo porque hoje a gente viu uma menor resistência. Acredito que a vinda do pessoal para cá foi positiva no sentido de mobilizá-los”, explica.
O médico do programa Consultório na Rua, Denilson Oliveira da Silva, conta que a população em situação de rua é considerada prioritária pelo Ministério da Saúde pelo fato de não terem condições de fazer isolamento social e adotar as medidas de higiene preconizadas, além disso, são pessoas andarilhas, que podem ajudar a disseminar o vírus.
Imunização iniciou em abril
Cuiabá já iniciou a vacinação desse público em abril, com a imunização de cerca de 30 idosos acima de 60 anos, pela equipe do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Conforme levantamento do Município, há 695 pessoas em situação de rua na capital atualmente. De acordo com Vera Ferreira, coordenadora do programa Consultório na Rua, a previsão é de vacinar primeiro aqueles que estão nos albergues municipais e no Hotel Albergue e depois partir para a abordagem dessas pessoas nas ruas.
A vacinação da população em situação de rua está prevista no Plano Nacional de Imunização. A partir desta nova etapa, eles serão contemplados com a vacina Janssen, que é de dose única, o que facilita o processo de imunização.