segunda-feira, 15 de julho de 2024
InícioDestaque PrincipalVárzea Grande teve 2º maior saldo positivo na geração de empregos em...
VEJA NÚMEROS

Várzea Grande teve 2º maior saldo positivo na geração de empregos em MT

Do saldo de 3.100 novos empregos, 404 contratações ocorreram no município

Várzea Grande tem o segundo melhor saldo positivo na geração de empregos do Estado no mês de maio, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Do saldo de 3.100 novos empregos, 404 contratações ocorreram no município. Apenas Cuiabá contratou mais pessoas, com 579 novas vagas.

O desempenho positivo em maio é reflexo do vem que ocorrendo ao longo do ano de 2024. De janeiro a maio, em Várzea Grande foram contratadas 16.286 pessoas com carteira assinada e outras 13.770 foram demitidas, com saldo positivo de 2.741 novas vagas.

A maior parte dos novos postos de trabalho foi no setor de Serviços com 1.160 trabalhadores contratados, seguido pela indústria (650), comércio (573) e construção civil (138). Apenas o setor da agropecuária teve saldo negativo de 5 vagas.

Dentre as novas vagas neste ano, foram contratados a mais 1.299 homens e 1.217 mulheres, sendo a maioria dos trabalhadores com ensino médio completo (1,8 mil vagas), ensino superior (385) e ensino médio incompleto (208).

Jovens de 18 a 24 anos foi o público mais absorvido pelo mercado de trabalho formal, com 939 contratações. Depois pessoas de 30 a 39 anos (428) e 25 a 29 anos (385). Menores aprendizes aparecem como o quarto grupo mais contratado (324).

Pessoas estrangeiras também tiveram espaço no mercado de trabalho no município. Foram contratadas 364 pessoas não brasileiras, sendo que a indústria absorveu 304 deles. Os venezuelanos ficaram 347 das novas vagas.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa, o desempenho de geração de emprego e renda no município revela que a gestão municipal está no caminho certo e reflete o compromisso em impulsionar a economia local.

“Este desempenho expressivo na geração de empregos em Várzea Grande é a prova de que estamos no caminho certo, construindo uma cidade mais forte e próspera para todos. Os números mostram que estamos gerando impactos reais e positivos na vida dos nossos cidadãos. A ampliação da captação de vagas no Sine Municipal e o programa VG Mais Emprego foram peças fundamentais nessa conquista. A inauguração do CAE – Centro de Atendimento ao Empreendedor, além da isenção de taxas para a abertura da primeira empresa e do apoio constante ao empresário, são exemplos claros do nosso compromisso”, disse.

Ele também elencou ações de infraestrutura, como asfaltamento, saneamento, abastecimento de água, novas escolas e melhorias na saúde, dentre outros investimentos, alinhados ao planejamento para os próximos 20 anos elaborado pela UFMT, estão atraindo novas empresas e fortalecendo nossa economia.

“Nosso objetivo é garantir que Várzea Grande se torne um polo de oportunidades e crescimento para todos os seus habitantes”, finalizou.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se