Em Cuiabá, os estoques de vacina contra a Covid-19 devem durar até a próxima quarta-feira (16) para as aplicações de primeira dose aos públicos prioritários.
A informação foi confirmada pela própria prefeitura. Segundo o Município, o prefeito Emanuel Pinheiro, tem buscado junto às lideranças do Governo Federal, o envio de mais imunizantes para a Capital.
Na última semana, inclusive, conforme destacamos aqui no Jornal da CBN Cuiabá, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou o envio de doses extras a Cuiabá, em razão da realização da Copa América na cidade.
Havia a expectativa de que o anúncio do número de doses ocorre ainda na última semana, o que não ocorreu.
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada de novas doses dos imunizantes Astrazeneca e Pfizer para continuar a imunização da primeira dose.
Ao todo, constam nos estoques pouco mais de cinco mil unidades de vacina contra a Covid-19.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica e da Campanha Contra Covid-19, Valéria de Oliveira, disse que a possível suspensão não vai afetar a população que já tem agendada a data para tomar a segunda dose.
Segundo ela, aquelas pessoas que já tomaram a primeira dose, tem a segunda aplicação assegurada.
Atualmente estão sendo vacinadas pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos, gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos, pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos, jornalistas, trabalhadores da educação, trabalhadores de saúde, pessoas a partir de 55 anos.
Ontem, um novo grupo foi incluído para cadastro, trata-se das mulheres grávidas e puérperas sem comorbidade.