sábado, 13 de abril de 2024
InícioNotíciasFiocruz aponta “situação crítica” da Covid nas próximas semanas em MT

Fiocruz aponta “situação crítica” da Covid nas próximas semanas em MT

Um novo Boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) coloca Mato Grosso entre os estados com “situação crítica” da pandemia da Covid-19 nas próximas semanas.

O documento traz dados da semana epidemiológica de 21 a 27 de março, com análise de todos os estados brasileiros.

Neste período, conforme os pesquisadores da Fiocruz, as maiores taxas de incidência do novo coronavírus foram observadas em Mato Grosso, além de Rondônia, Amapá, Tocantins, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

Mato Grosso também apareceu entre os estados com as taxas de mortalidade mais elevadas.

Nesse ranking, aparecem ainda: Rondônia, Tocantins, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.

“Esse padrão coloca as regiões Sul e Centro-Oeste como críticas para as próximas semanas. Isso ainda pode ser agravado pela saturação do sistema de saúde nesses estados”, alerta a Fiocruz.

Segundo o Boletim, múltiplos fatores contribuíram para este novo patamar da pandemia.

Para enfrentar o atual cenário, os pesquisadores ressaltam que é fundamental a combinação de diferentes medidas. Entre as quais, as não-farmacológicas, o sistema de saúde e as ações de proteção e assistência social para redução da vulnerabilidade e do impacto social.

“É preciso que haja convergência e integração dos diferentes poderes do Estado, assim como os diferentes níveis de governo, com participação das empresas, instituições e organizações da sociedade civil para o enfrentamento deste momento bastante crítico e grave da pandemia”, alertam os pesquisadores.

Clique AQUI para ter acesso ao boletim

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se