terça-feira, 16 de abril de 2024
InícioNotíciasProfissionais de saúde de MT deverão ser vacinados obrigatoriamente contra a Covid

Profissionais de saúde de MT deverão ser vacinados obrigatoriamente contra a Covid

Uma nova portaria, que deverá ser publicada nesta semana, tornará obrigatória a vacinação de todos os profissionais de saúde inseridos no grupo prioritário de imunização contra a Covid-19 em Mato Grosso.

A confirmação da obrigatoriedade da vacinação foi feita pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante entrevista ao Jornal da CBN Cuiabá na manhã desta segunda-feira (01).

De acordo com o gestor, é “intolerável” que os profissionais que atuam dentro de hospitais se recusem a vacinar. Figueiredo frisou também que a medida tornará obrigatória a vacinação respeitando os grupos de trabalhadores da saúde dos quais a legislação proíbe que sejam vacinados.

“Vamos editar sim uma portaria tornando obrigatória a imunização. Logicamente, a não ser naqueles casos em que a legislação vigente proíbe, ou seja, a vacinação não é indicada. Agora, para aqueles profissionais que a vacina é indicada, a vacinação vai ser obrigatória e nós vamos editar uma norma para isso”, disse.

O secretário destacou também que, por força de norma, já tornou obrigatória a vacinação de 100% dos profissionais que atuam no Hospital Metropolitano, no Centro de Triagem da Covid-19 e no Pronto-Socorro de Cuiabá. As três áreas são responsáveis pelo atendimento de pacientes com coronavírus.

“Não dá para termos contratado no Hospital Metropolitano, por exemplo, um profissional da saúde que quando foi contratado já sabia que era um hospital 100% Covid-19 e agora que está lá dentro não quer se proteger”, declarou o gestor.

Dados divulgados pela SES no domingo (31) apontam que Mato Grosso já notificou 217 mil contágios pelo novo coronavírus, dos quais em mais de 5,1 mil casos as vítimas não resistiram à doença e morreram.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se