A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (04), a Operação Smoke para desarticular um esquema de “venda de fumaça” operado por profissionais do Direito em Cuiabá. O grupo é suspeito de cobrar altos valores de familiares de detentos sob a falsa promessa de influenciar decisões judiciais.
Os alvos da operação são os advogados Gustavo Barros dos Santos e Liomar Santos de Almeida, além do bacharel em Direito Dimas Pimentel Barroso. Ao todo, são cumpridas 15 ordens judiciais, sendo três mandados de busca e apreensão nos bairros Pico do Amor, Santa Rosa e Residencial Coxipó.
Segundo a Delegacia de Estelionato, os investigados abordavam parentes de presos alegando ter prestígio junto a magistrados. Eles exigiam dinheiro vivo, afirmando que as quantias seriam repassadas a terceiros com poder de decisão no Judiciário. As negociações ocorriam por mensagens e encontros presenciais, sempre sob exigência de sigilo absoluto.
Além das buscas, o Núcleo de Justiça 4.0 determinou o uso de tornozeleira eletrônica para os envolvidos, entrega de passaportes e proibição de manter contato com testemunhas. A OAB acompanhou a ação nos endereços dos profissionais.
O nome da operação remete ao crime de exploração de prestígio, onde o criminoso vende uma influência que, na verdade, não possui.
