terça-feira, 15 de setembro de 2026
InícioDestaque Principal'Rivais', Janaina e Virgínia deixam indiferença de lado e pedem votos juntas...
TRÉGUA NA CAMPANHA

‘Rivais’, Janaina e Virgínia deixam indiferença de lado e pedem votos juntas em MT

Candidatas fizeram primeira agenda conjunta em Barra do Garças, a 525 km de Cuiabá, em meio a sinais de reaproximação entre grupos políticos

Consideradas rivais políticas nos últimos anos, a deputada estadual e candidata ao Senado Janaina Riva (MDB) e a ex-primeira-dama Virgínia Mendes (União), candidata à Câmara Federal, deixaram a indiferença de lado e foram às ruas pedir votos juntas em Barra do Garças (a 525 km de Cuiabá).

As duas participaram de uma carreata de campanha na cidade e tiveram ao lado Elson Ramos (Podemos), primeiro-suplente de Mauro Mendes (União) na disputa pelo Senado. Foi a primeira agenda pública conjunta de Janaina e Virgínia nesta eleição.

A aproximação chama atenção pelo histórico de embates entre as duas. Janaina foi aliada do grupo do governador Mauro Mendes por cerca de seis anos, mas rompeu com o Palácio Paiaguás e passou a fazer oposição à gestão estadual, protagonizando críticas e confrontos políticos.

As divergências também atingiram a relação com a família do governador. Em declarações públicas, Virgínia já afirmou que Janaina “só sabia atacar sua família” e acusou a deputada de fazer a “velha política” ao criticar o governo com objetivo eleitoral.

A ex-primeira-dama também resistia publicamente à possibilidade de apoiar Janaina para uma eventual vaga de vice na chapa encabeçada pelo governador Otaviano Pivetta (Republicanos).

Conexões políticas

A cena de campanha em Barra do Garças ocorre em meio a movimentos que aproximaram os grupos políticos que, até pouco tempo, estavam em lados opostos.

Dias antes da carreata, Janaina oficializou o empresário Rafael Yamada Torres como seu candidato a suplente na disputa pelo Senado.

Yamada é sócio de Elson Ramos em diferentes negócios. Ramos, por sua vez, ocupa a primeira suplência na chapa de Mauro Mendes ao Senado.

Além da relação empresarial entre os suplentes, Rafael também mantém vínculo societário com o fundo Coliseu, que possui ligações com familiares de Mauro Mendes e do deputado federal Fábio Garcia (União).

A presença de Janaina e Virgínia juntas no mesmo ato reforça os sinais de uma possível reaproximação entre os grupos e de um eventual “pacto de não agressão” entre Janaina Riva e Mauro Mendes durante a eleição.

Os dois, inclusive, já deixaram de participar de dois debates entre candidatos ao Senado.

Agora, a cena das antigas adversárias lado a lado em busca de votos mostra que, pelo menos durante a campanha, as diferenças ficaram em segundo plano. Resta saber se a aproximação também será convertida em votos nas urnas.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error