terça-feira, 18 de agosto de 2026
InícioDestaque PrincipalDerrotado, Jayme diz que convenção do União Brasil foi marcada pelo “poder...
RECHAÇADO

Derrotado, Jayme diz que convenção do União Brasil foi marcada pelo “poder da máquina”

O senador Jayme Campos reagiu com críticas à decisão do União Brasil de apoiar a candidatura à reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos). Em discurso após a convenção realizada nesta quinta-feira (30), em Cuiabá, ele afirmou que a votação foi definida pelo “rolo compressor”, pelo “poderio econômico” e pelo “poder do Estado”, embora tenha garantido que respeitará o resultado.

A candidatura própria defendida por Jayme foi rejeitada pelos convencionais. Dos 50 votos válidos, 30 foram favoráveis à aliança com Pivetta, enquanto o senador recebeu 19 votos. Também houve um voto nulo e uma abstenção.

“Tenho certeza que, se eu disputasse, ganharia a eleição de 2026. Mas prevaleceu o famoso ‘rolo compressor’, o poderio econômico e, aí, eu não poderia competir. Não foi uma eleição tranquila, transparente e republicana. Foi a força do poder do Estado”, declarou após o anúncio do resultado.

A convenção ocorreu na sede da CDL Cuiabá e se estendeu durante todo o dia. Jayme levou apoiadores ao local, que ocuparam o espaço com bandeiras, adesivos e faixas em defesa de sua candidatura. O grupo também levou uma banda de samba para animar o evento, apostando na vitória do senador. Durante os discursos, apoiadores vaiaram lideranças favoráveis ao apoio a Pivetta.

A articulação pela aliança com o governador foi conduzida pelo presidente estadual do União Brasil, o ex-governador Mauro Mendes, que conseguiu assegurar maioria entre os convencionais.

Em tom emocionado, Jayme voltou a questionar a condução da convenção e afirmou nunca ter presenciado uma disputa semelhante ao longo de sua trajetória política.

“Nunca vi, em seis mandatos disputando eleição, uma convenção conduzida assim, de forma draconiana, desigual e desonesta. Se Deus quis decidir que a maioria dos convencionais apoiasse essa coligação, eu respeito. Não faço política na marra ou empurrado goela abaixo”, afirmou.

Apesar das críticas, o senador disse que não pretende contestar a decisão e afirmou que seguirá a vontade da maioria do partido.

“Saio desta convenção tranquilo, com o dever cumprido de ter colocado meu nome à disposição para disputar o Governo. Os convencionais entenderam que o melhor caminho era apoiar outra coligação, e temos que respeitar”, disse.

A convenção

A convenção começou às 9h e o resultado foi anunciado apenas no início da noite, após horas de debates, troca de acusações e vaias entre os grupos de Jayme Campos e Mauro Mendes. A decisão escancarou o racha interno do União Brasil e abriu caminho para que a Federação União Progressista formalize o apoio à candidatura de Otaviano Pivetta, já que o PP havia informado que acompanharia a posição definida pelo União Brasil.

Veja:

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

- Publicidade -

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error