A vice-prefeita de Cuiabá, Vânia Rosa (MDB), subiu o tom contra o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) após críticas feitas pelo parlamentar nas redes sociais. O embate foi motivado pela oposição de Vânia ao projeto de lei de Cattani que propõe facilitar o porte de arma para mulheres sob medida protetiva.
Em vídeo, a vice-prefeita, que é coronel da reserva da Polícia Militar, destacou sua trajetória de 25 anos na segurança pública para rebater o deputado. “Parece que a carapuça serviu. O senhor é muito valente para enfrentar mulher, aliás, isso não é novidade. Já prendi muita gente da pior espécie, então não é cara feia que vai me intimidar”, disparou.
Vânia sustentou que a proposta de Cattani é uma “aberração jurídica”, citando que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa já deu parecer contrário à matéria por vício de inconstitucionalidade. Segundo ela, legislar sobre armas é competência exclusiva da União.
Além do entrave legal, a vice-prefeita criticou o caráter populista da medida. Ela pontuou que, em 2025, mais de 18 mil mulheres precisaram de medida protetiva em Mato Grosso e questionou a logística da proposta. “O senhor está querendo dizer que, num toque de mágica, essas 18 mil mulheres vão receber uma arma em casa? Isso não é política pública, é enganar a mulher”, afirmou.
Vânia Rosa finalizou alertando que o acesso a armas já é garantido por lei federal para quem cumpre requisitos técnicos e financeiros, e cobrou “responsabilidade” do deputado ao tratar de um tema tão complexo quanto a violência doméstica.
Veja vídeo:
