THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
O prefeito de São Félix do Araguaia, Dr. Acácio Alves (Republicanos), foi preso em flagrante nesta sexta-feira (4) durante a Operação Circuitus Magnus, deflagrada pela Polícia Civil para investigar crimes relacionados a conflitos por posse de terra na região nordeste de Mato Grosso.
A prisão ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em sua residência, onde os policiais encontraram uma arma de fogo irregular. Ele foi autuado por posse ilegal e liberado após pagamento de fiança, no valor de R$ 25 mil.
Além do prefeito, outras nove pessoas também foram alvos da operação. Ao todo, dez mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos nos municípios de São Félix do Araguaia e Luciara.
As investigações apuram a atuação de um grupo suspeito de praticar crimes como lesão corporal grave, sequestro, cárcere privado, tortura, coação no curso do processo e associação criminosa. Os delitos estariam ligados a disputas por terras em áreas de litígio possessório.
As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal de Confresa com base em indícios colhidos durante as diligências anteriores. Além das buscas, a Polícia Civil realiza perícias nas apreensões e oitivas dos envolvidos. O inquérito policial segue em andamento.
Operação Circuitus Magnus
O nome da operação vem do latim e significa “grande cerco”, em referência à ação articulada para atingir simultaneamente os principais alvos investigados e desarticular práticas criminosas organizadas em diferentes localidades da região.