O ex-secretário de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Luluca Ribeiro (MDB), foi alvo de um mandado de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (24) na Operação Suzerano, deflagrada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor).
Informações preliminares indicam que a ação investiga um suposto esquema na liberação de emendas na pasta.
Oficialmente, a Polícia Civil ainda não se posicionou sobre a apuração, mas ordens de busca e apreensão também teriam sido executadas contra outras pessoas ligadas à pasta.
A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT) informou que o plantonista do Tribunal de Defesa das Prerrogativa acompanhou o cumprimento do mandado. Luluca é advogado.
Ele foi exonerado da Seaf em 23 de julho. Na época, o Governo de Estado informou que a troca tinha como objetivo fazer uma correção de gestão.
Dias depois foi informado que a Controladoria Geral do Estado (CGE) abriu uma investigação para apurar a suspeita de irregularidades na gestão de Luluca.
A investigação foi instaurada após denúncia relacionada a um processo de compra de kits agrícolas (máquinas e equipamentos) feito pela Secretaria. A compra seria feita por meio de recursos originários de emendas parlamentares.
Luluca é sobrinho do ex-governador Dante de Oliveira e era indicação da deputada estadual Janaina Riva (MDB) para ocupar a Pasta, que tradicionalmente é chefiada pelo MDB.