sábado, 15 de junho de 2024
InícioDestaque PrincipalEm reconstrução, Mixto completa 90 anos de fundação
HISTÓRIA E TRADIÇÃO

Em reconstrução, Mixto completa 90 anos de fundação

Clube vive momento de reestruturação e retorno ao cenário nacional do futebol brasileiro

DO OLHAR ESPORTIVO

Neste 20 de maio, o Mixto Esporte Clube completa 90 anos de fundação. Um dos principais clubes de Mato Grosso, o Alvinegro da Vargas é o maior vencedor do futebol do Estado.

O Tigre possui 24 títulos mato-grossenses em sua história, além de uma apaixonada torcida nas arquibancadas.

Ao longo das décadas, o clube sempre foi um dos representantes de Mato Grosso nas competições nacionais. Foram várias partidas e confrontos memoráveis contra os principais times brasileiros.

No enfrentamento regional, o Operário Várzea-grandense sempre foi o principal rival nos grandes embates e disputa por títulos nos históricos estádios Dutrinha e Verdão.

História da fundação

O Mixto foi fundado em 20 de maio de 1934, na Rua Sete de Setembro, no centro de Cuiabá, quase em frente a Igreja Senhor dos Passos, mais especificamente na antiga Livraria Pepe (um casarão construído em estilo colonial e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Reunidos neste casarão, Maria Malhado, Gastão de Matos, Naly Hugueney de Siqueira, Avelino Hugueney de Siqueira (maninho) e Zulmira D’Andrade Canavarros decidiram fundar um clube esportivo, mas estavam determinados que ele fosse diferente: um clube que reunisse homens e mulheres para o entretenimento cultural e esportivo, algo incomum para a época, na qual os clubes esportivos eram majoritariamente para homens.

A fundação do Mixto ocorreu para organizar um time de vôlei, que pudesse enfrentar a poderosa equipe do bosque, que mantinha supremacia nesse esporte em Cuiabá. Do vôlei não demorou para montar uma equipe de futebol, a mais vitoriosa da história do futebol em Mato Grosso.

Atualidade

O Mixto voltou a disputar uma competição nacional após 10 anos. O Tigre é o sétimo colocado do grupo G da Série D do Brasileiro, com quatro pontos.

Neste domingo (19), o Alvinegro empatou com Brasiliense por 1 a 1, na Boca do Jacaré. O clube soma quatro empates em quatro jogos.

 

 

 

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se