domingo, 3 de março de 2024
InícioCidadesMateriais escolares em Cuiabá têm diferença de mais de 800% nos preços
VOLTA ÀS AULAS

Materiais escolares em Cuiabá têm diferença de mais de 800% nos preços

Artigos com personagens infantis, artistas e times de futebol, por exemplo, tendem a ser mais caros cabendo ao consumidor definir qual delas cabe em seu orçamento

O Procon Estadual constatou variação de preços de até 862% em itens que compõem o material escolar em diferentes estabelecimentos em Cuiabá.

A coleta de dados foi realizada no último dia 15.

O levantamento incluiu produtos como lápis, lapiseira, caneta, caneta marca texto, apontador, borracha, caderno, cola, giz de cera, lápis de cor, régua, tesoura e papel sulfite.

De acordo com o coordenador de Fiscalização do Procon-MT, Ivo Vinícius Firmo, dentre os itens com maior variação, está o giz de cera (com 12 unidades).

Em alguns estabelecimentos o produto foi encontrado a R$ 5,40, chegando a R$ 52 em outras unidades comerciais.

Outro item que apresentou significativa variação foi o EVA liso, com uma diferença de 593,88% entre o valor máximo e mínimo.

Já o TNT, teve uma variação de 376% nos preços praticados nos estabelecimentos pesquisados.

Segundo o Procon, para alguns produtos, como os cadernos, por exemplo, a comparação de preços entre itens de marcas diferentes é mais difícil por não haver uma regulamentação sobre padronização.

Uma mesma marca pode oferecer diversos modelos e especificações de um mesmo produto.

Artigos com personagens infantis, artistas e times de futebol, por exemplo, tendem a ser mais caros do que os que não apresentam estas estampas, cabendo ao consumidor definir qual delas cabe em seu orçamento.

Procon ressalta que as escolas não podem determinar a aquisição do material escolar em estabelecimento específico ou mesmo condicionar a determinada marca.

Vale destacar também a informação que já compartilhamos aqui na CBN no início desta semana, que o consumidor pode utilizar a ferramenta MENOR PREÇO, disponibilizada no site NOTA MT.

Por lá é possível fazer uma pesquisa preliminar em relação aos preços de diversos produtos.

Confira a PESQUISA COMPLETA de preços de material escolar. E a TABELA dos produtos que apresentaram maior variação de preços.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se