domingo, 28 de abril de 2024
InícioCidadesCentro de Cuiabá será "vigiado" por 300 câmeras de segurança
BBB NA CAPITAL

Centro de Cuiabá será “vigiado” por 300 câmeras de segurança

Comerciantes vão receber as câmeras e se responsabilizar pelos equipamentos

Trezentas câmeras de videomonitoramento serão instaladas em ruas e avenidas da área central de Cuiabá. Os equipamentos possuem inteligência artificial para reconhecimento facial, leitura de placas, entre outros recursos que vão ajudar a fazer a proteção da cidade.

A instalação é fruto de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), formalizada na noite de quarta-feira (27), por meio do programa Vigia Mais MT.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Célio Fernandes, 260 comerciantes já foram cadastrados.

Eles vão receber as câmeras e se responsabilizar pelos equipamentos que serão entregues gratuitamente pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

“Para Cuiabá, estão destinadas 4.700 câmeras. Já imaginaram como será a segurança da população quando todas elas estiverem instaladas? Serão 300 só no centro, nessa primeira fase”, destacou o governador Mauro Mendes.

Ele lembrou que 100 aparelhos estão sendo instalados nas vias da área do Distrito Industrial e dezenas no entorno do Mercado do Porto, Shopping Popular e de outros espaços públicos como resultado de parcerias privadas.

“Como temos dificuldades em Cuiabá, essas parcerias são fundamentais para estabelecermos um ambiente mais seguro na cidade. Empregar a tecnologia, como estamos fazendo, é trabalhar o princípio da eficiência fazendo mais com menos”, ressaltou o governador.

O secretário de Segurança Pública, coronel Cesar Roveri, destacou que além da prevenção da violência, intimidando práticas criminosas, as imagens captadas pelos equipamentos auxiliam no planejamento estratégico, investigação e produção de provas.

De acordo com Roveri, em Cuiabá, onde a Prefeitura ainda não aderiu ao programa, parcerias com a CDL começam a permitir que a população seja atendida com recursos tecnológicos voltados à melhoria da segurança pública.

O secretário lembrou que cerca de 120 municípios, dos 141 do Estado, estão integrados ao Vigia Mais. Em Cuiabá, além da CDL, seis empresas, grupos e associações já se habilitaram e receberam câmeras: Shopping Popular, Mercado do Porto, Hotel Delmond, Vanguard Home, Amaggi e AEDIC(associação de empresas do distrito industrial).

Programa Vigia Mais MT

Pela lei que criou o programa, a 11.766/2022, além de órgãos dos poderes públicos federal, estadual e municipal, a adesão pode ser feita com entes privados, ou seja, empresas, associações, entre outros.

A exigência é a mesma apresentada aos órgãos públicos, ou seja, que as câmeras sejam instaladas para monitorar ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos de interesse da segurança coletiva.

No Estado

Com investimento aproximado de R$ 30 milhões, o Governo do Estado está equipando os 141 municípios com o que de mais moderno em vídeo monitoramento. São 15 mil câmeras distribuídas aos municípios adotando como critérios para definição da quantidade questões como população, área territorial e localização geográfica do ponto de vista das estratégias da segurança pública.

Os equipamentos são entregues em três modelos, fixas, speed domes e OCRs, acompanhadas de suporte de conservação de energia e proteção como nobreacks, switch’s e armários.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se