THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
Candidato ao Senado Federal, o presidente licenciado da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan (PTB), defende que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sejam escolhidos através de concurso público.
A declaração foi dada em entrevista à Rádio CBN Cuiabá na manhã desta terça-feira (13). Veja a entrevista completa AQUI.
“O que a gente vai trabalhar e trabalhar pesado [caso seja eleito] é para que se mude a forma de indicação dos ministros, seja do STF, do STJ [Superior Tribunal de Justiça], membros do Tribunal de Contas da União. Eu acredito que tem que ser feito por concurso público”, disse.
Segundo Galvan, a atual forma de indicação, feita pelo presidente da República e sabatinada pelo Congresso Nacional, beneficia os políticos.
“Não tem como aceitar isso. Eles sabatinam com intuito de ficar inseto dos seus problemas. Por isso tem muitos senadores aí covardes, que não tem a coragem de dar um freio em ministros que não respeitam a nossa Constituição”, disse.
“Tem que tirar das mãos dos políticos a indicação de quem vai ser um juiz de direito em qualquer esfera. O cara que pode ser julgado não pode de forma alguma indicar o julgador”, acrescentou.