Contratado por empréstimo junto ao Bahia, o meia-atacante Clayson tem vínculo com o Cuiabá até o fim de 2021. Titular desde que passou a integrar o elenco auriverde, o jogador se tornou peça fundamental no modelo de jogo da equipe na Série A.
Líder da competição no quesito dribles, ele destaca a boa fase com a camisa 10 do Dourado e o desejo de permanecer no clube após o término do contrato.
O atleta de 26 anos já disputou 33 jogos pelo Cuiabá, 29 deles como titular. Apesar de ser apenas o quarto jogador do time com mais gols no Brasileirão – 2 até agora – o atacante tem sido um pilar na construção ofensiva, com três assistências no campeonato.
Segundo o site Footstats, especializado em estatísticas futebolísticas, Clayson é o jogador com mais dribles nesta edição do Brasileiro. Foram 56 fintas, com 74% de aproveitamento nas ações.
Conhecido pela velocidade e por ser um jogador que quebra as linhas adversárias, no Cuiabá ele tem jogado como um armador, buscando o meio-espaço para atuar na base das jogadas.
O modelo de jogo estabelecido permite a Clayson atuar na entrada da área ou no mano a mano pela ponta esquerda. Importante na criação ofensiva, o jogador ressalta que está adaptado às funções executadas.
“Do meio para frente eu já fiz todas as funções. É claro que eu sou mais adaptado à beirada, onde eu joguei mais. Mas eu estou na minha posição de origem, fiz alguns jogos pelo meio. Desde a chegada do Max e a opção do Jorginho com três volantes, eu tenho atuado mais pela beirada. Já tenho a característica de puxar para o meio e tentar armar o time, então eu me sinto à vontade ali. Fazendo tanto pelo lado como no meio, eu já deixei claro que como eu puder ajudar vou estar preparado”, destacou Clayson.
Pelo Bahia, na temporada de 2020, o meia-atacante disputou 42 jogos, somente metade deles iniciando as partidas. Foram três gols marcados no ano, somando o Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana.
Em boa fase com a camisa do Auriverde, Clayson destaca o desejo de continuar no clube em 2022.
“O desejo ele há. Eu e meu empresário já deixamos claro à diretoria. Estou feliz aqui, vivo um bom momento. A minha vinda para cá fez com que eu pudesse retomar o bom futebol. Claro que isso nós deixamos para os clubes resolverem. Ainda tenho contrato com o Bahia, mas estou feliz com meu bom momento, espero que a gente consiga a permanência, foi pra isso que eu vim, para a gente permanecer na Série A. O primeiro objetivo é esse”, disse.
O próximo desafio do jogador pelo Cuiabá é contra o Red Bull Bragantino, nesta segunda-feira (1), na Arena Pantanal, a partir das 19h (horário local).
O duelo marca o fim de uma sequência de três jogos contra times integrantes do G4, mas inicia uma pequena, porém importante, maratona de partidas.
Após encarar o Massa Bruta, a equipe comandada por Jorginho recebe a Chapecoense três dias depois, na quinta-feira (4).
Em seguida, viaja para jogar contra o Ceará, no domingo (7).
Gabriel Barros – Do Olhar Esportivo