O governo de Mato Grosso irá vacinar os profissionais da Educação após a conclusão da imunização dos servidores da Segurança Pública. A decisão foi divulgada na noite de quarta-feira (19), após o aval da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
A determinação pela vacinação dos servidores da Educação foi tomada dois dias antes de uma reunião convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, na qual – a depender do resultado – poderia incorrer em uma eventual greve da categoria.
A reunião dos sindicalizados será realizada para decidir o posicionamento da classe diante de um eventual retorno das aulas presenciais no estado – que é defendida pelo governo estadual, sobretudo após anúncio da imunização dos profissionais da Educação.
“Fizemos esse pedido de prioridade máxima para vacinar os profissionais da Educação, pois entendemos a importância dos serviços que eles prestam e também para termos plenas condições de fazer o retorno às aulas presenciais. Educação é um serviço essencial”, afirmou o governador Mauro Mendes.
No encontro que definiu a vacinação prioritária do grupo ficou decidido que, após a conclusão da imunização dos profissionais da Segurança Pública, 10% do quantitativo que chegar para a primeira dose será destinado aos trabalhadores da Educação.
O secretário estadual de Saúde e presidente da CIB, Gilberto Figueiredo, enfatizou que o público de trabalhadores da Educação já está contemplado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.
“Como essa quantidade de doses já está sendo direcionada para o público da Segurança Pública, nós iremos apenas redirecionar para outro grupo – o que não vai prejudicar o esquema vacinal de outros públicos que estão sendo imunizados”, esclareceu o gestor.
Até o momento, não há uma data para o início da imunização, visto que a vacinação dos trabalhadores da Educação está condicionada à conclusão da imunização dos profissionais da Segurança Pública.