sábado, 27 de julho de 2024
InícioCidadesCuiabá está entre cidades brasileiras que apresenta queda em mortes por Covid-19

Cuiabá está entre cidades brasileiras que apresenta queda em mortes por Covid-19

Contudo, mesmo diante deste cenário, o prefeito de Cuiabá afirmou que as medidas de biossegurança devem continuar sendo cumpridas

Cuiabá está entre as 47 cidades do grupo das 100 mais populosas do Brasil que conseguiu reduzir o pico de óbitos por Covid-19.

A Capital mato-grossense já chegou a registrar 170 mortes pela doença em uma única semana, no final do mês de março deste ano. E, agora, apresenta queda acima de 15%.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), disse que mesmo diante desse cenário as medidas rígidas de biossegurança são fundamentais.

Cuiabá também apresenta melhora em outros aspectos relativos à Covid-19.

Ao final de março, por exemplo, quando houve o pico de mortes, o Hospital Referência à Covid-19 (antigo Pronto-Socorro) chegou a ficar com 98% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto. Nesta quinta-feira (22), a ocupação é de 75%.

Também é possível observar que as internações e mortes por Covid-19 de pessoas acima de 80 anos de idade reduziram na capital.

Os cuiabanos dessa faixa etária são os únicos do grupo de idosos que já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19 há mais de um mês, ou seja, já passaram pelo período de produção de anticorpos.

Nesta quinta-feira (22), somente uma idosa acima de 80 encontra-se internada no Hospital Referência à Covid-19 e dois idosos de Cuiabá nessa faixa etária no Hospital São Benedito.

Além disso, pela primeira vez ao longo de semanas, não há um morador de Cuiabá sequer na fila de espera por leito de UTI.

A gerente de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães, aponta que apesar do cenário estar menos grave, não significa que as pessoas já podem comemorar e deixar de tomar os cuidados com a prevenção ao coronavírus.

Segundo ela, ainda existe uma alta letalidade, apesar de o número de mortes não estar aumentando.

Para o diretor clínico do Hospital São Benedito, Giovane Fortuna, a diminuição da quantidade de pacientes da faixa etária acima de 80 anos internados deve estar associada à vacinação.

Ao comentar o cenário, o diretor deu a seguinte declaração: “Tudo o que a gente mais quer é que já vacine pelo menos as pessoas de 40 anos, que já diminuiria drasticamente a quantidade de internados. Temos alguns pacientes internados nas faixas de 20 e 30 anos de idade. A maioria é de 40 anos pra cima, e é o grupo que mais causa impacto nas famílias, porque são chefes de família, pais e mães de família”.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se