sexta-feira, 30 de outubro de 2026
InícioCidadesPolícia usa inteligência artificial para projetar rosto de menina desaparecida em MT
RETRATO FALADO

Polícia usa inteligência artificial para projetar rosto de menina desaparecida em MT

Heloísa tinha cerca de 1 ano quando desapareceu; imagem estima como ela poderia estar atualmente, aos 4 anos

A Polícia Civil procura por Heloísa Pereira da Silva, de 4 anos, desaparecida desde o início de 2024, quando tinha aproximadamente 1 ano. Para ajudar nas buscas, os investigadores produziram uma projeção facial que mostra como a menina poderia estar atualmente.

O caso é acompanhado pelo Núcleo de Pessoas Desaparecidas (NPD), da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), após determinação da Justiça em uma ação proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Heloísa foi incluída nos cadastros estadual e nacional de pessoas desaparecidas, o que permite a divulgação de sua imagem pelos canais oficiais.

Segundo a Polícia Civil, a menina teria sido entregue pela mãe, no início de 2024, a uma mulher identificada apenas como Joana, nas proximidades de Juína (MT). Uma das informações levantadas pelos investigadores aponta que Heloísa pode ter sido levada para Campinas (SP). No entanto, há versões divergentes sobre o destino da criança, que ainda não foi localizada.

Não há informações sobre o que motivou a mãe a entregar a filha à mulher nem sobre as circunstâncias em que isso aconteceu.

A investigação ficará sob responsabilidade da Delegacia de Juara.

Projeção facial

A imagem foi produzida por um investigador da Polícia Civil especializado em retrato falado. Inicialmente, ele fez uma reconstrução manual, utilizando fotografias de familiares da menina para identificar características físicas e estimar sua aparência atual.

Posteriormente, o material foi aperfeiçoado com auxílio de inteligência artificial (IA).

A Polícia Civil ressalta que a imagem não é uma fotografia atual de Heloísa, mas uma projeção de como ela poderia estar aos 4 anos. Portanto, não há garantia de que a menina tenha exatamente os traços retratados.

Informações sobre o paradeiro de Heloísa, da mulher conhecida como Joana ou qualquer outro dado que ajude a esclarecer o caso podem ser repassados às autoridades, inclusive anonimamente.

As denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 197, pelo Núcleo de Pessoas Desaparecidas, no telefone (65) 98173-0565, ou diretamente à Delegacia de Polícia de Juara, pelo número (65) 98173-0287.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Apuração em Mato GrossoCarregando dados do TSE…Atualiza em 30s

1º turno
Seções totalizadas0,00%
Válidos0
Brancos0
Nulos0
Carregando…
Fonte: TSE Atualiza em 30s
- Publicidade -

Siga-nos nas redes sociais

39,985FãsCurtida
23,400SeguidoresSeguir
14,453InscritosInscreva-se
Error