A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) deflagrou, na manhã desta terça-feira (28), a Operação Tapeçaria do Crime. A ação visa desarticular uma associação criminosa que aplicava golpes em dezenas de consumidores de Cuiabá, utilizando empresas de fachada voltadas à reforma de estofados.
De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos adotavam um esquema onde elaboravam orçamentos e exigiam pagamentos antecipados. No entanto, o serviço nunca era prestado. Em casos mais graves, o grupo retirava sofás, cadeiras e outros móveis das residências das vítimas e, em vez de reformá-los, revendia os bens para terceiros.
Para dificultar a fiscalização, os criminosos alternavam constantemente os nomes das empresas e mudavam de endereço com frequência, utilizando as redes sociais para atrair novas vítimas. A investigação também revelou o desdém dos suspeitos com os lesados: em uma das situações, a filha de um dos investigados chegou a zombar de um cliente, afirmando que ele teria caído no golpe do “estelionatário mais velho de Cuiabá”.
Prisões e Medidas
Durante a operação, foram presos dois homens, de 44 e 66 anos. Um terceiro envolvido, de 27 anos, morador do distrito da Guia, não foi localizado e é considerado foragido. O Poder Judiciário também determinou que os investigados estão proibidos de exercer qualquer atividade econômica ligada ao setor de reforma de móveis.
Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e duas ordens de medidas cautelares diversas. A Decon orienta que outras possíveis vítimas do grupo procurem a delegacia ou registrem a ocorrência de forma online ou pelo telefone 197.
