Após pouco mais de 2 anos do começo da pandemia da Covid-19, as unidades de Saúde em Cuiabá não têm mais nenhum paciente internado em decorrência da doença.
A informação foi revelada pela secretaria de Saúde do Município.
Integram a lista de unidades que atendem pacientes com o vírus: o Hospital Referência Covid-19, Hospital São Benedito, UPA Verdão, UPA Morada do Ouro, UPA Pascoal Ramos, Policlínica do Planalto, Policlínica do Coxipó e Policlínica do Pedra 90.
Segundo o Município, desde o início da pandemia a Capital acumula mais de 132 mil casos confirmados e pouco mais de 3,6 mil óbitos pela doença.
“É uma felicidade imensa constatar que finalmente esta pandemia está dando sinais de que está realmente indo embora e que poderemos viver com mais tranquilidade daqui por diante”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Importante ressaltar que o Hospital Referência Covid-19 está com 16 pessoas internadas, sendo 10 em UTI e 6 em enfermaria, mas todos são pacientes pós-Covid.
Na avaliação do Município, a principal responsável pela queda no número de contaminações, e, consequentemente, no número de internações e óbitos é a campanha de vacinação.
Em Cuiabá, a cobertura vacinal (1ª e 2ª doses) da população acima de 18 anos já ultrapassou os 91%.
Dentro do público de 12 a 17 anos, 81% recebeu a primeira dose e 53% recebeu as duas.
O público que ainda está com baixa cobertura vacinal é o das crianças de 5 a 11 anos, com cerca de 35% de primeira dose e 16% com as duas doses.
“O alto percentual de vacinação entre as faixas etárias maiores permitiu uma grande desaceleração na circulação do vírus, por isso mesmo com a baixa porcentagem de vacinação entre as crianças, a transmissão está diminuindo cada dia mais”, emendou o prefeito.
O último óbito por Covid em Cuiabá foi em 30 de abril.