Já está disponível para consulta a lista de estudantes aprovados no processo seletivo para ingresso em uma das cinco unidades da Escola Estadual Militar Dom Pedro II, em Mato Grosso. A lista foi divulgada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) nesta sexta-feira (24). Veja os aprovados aqui.
Para o ano letivo de 2026, foram ofertadas 985 vagas, distribuídas entre as cinco escolas localizadas nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Colíder, Cuiabá e Rondonópolis. As matrículas dos aprovados deverão ser realizadas presencialmente, no período de 19 a 23 de dezembro. No ato da matrícula, é obrigatória a presença dos pais ou responsáveis legais.
As Escolas Estaduais Militares Dom Pedro II funcionam em parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e a Seduc. As instituições são reconhecidas pela disciplina e pelos excelentes resultados educacionais, promovidos pela integração entre as práticas pedagógicas e os valores da formação militar.
Em Cuiabá, a Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Médici disponibilizou 340 vagas. Em Rondonópolis, a Escola Estadual Militar Dom Pedro II André Antônio Maggi abriu 205 vagas. Já em Alta Floresta, a Escola Estadual Militar Dom Pedro II Tenente-Coronel PM Evandro Dias de Souza contou com 150 vagas. Em Barra do Garças, a Escola Estadual Militar Dom Pedro II Deputado Norberto Schwantes ofereceu 66 vagas. Por fim, em Colíder, a Escola Estadual Militar Dom Pedro II 2º Tenente BM Kleiber Rodrigues Alves disponibilizou 224 vagas.
A seleção dos estudantes aprovados foi realizada por meio de prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. As vagas foram distribuídas da seguinte forma: 55% para ampla concorrência; 20% para estudantes oriundos de famílias com renda de até quatro salários mínimos; 20% para filhos e dependentes legais de policiais militares e bombeiros militares de Mato Grosso; e 5% para o público-alvo da Educação Especial (PAED).
Os candidatos classificados que não foram aprovados dentro do número de vagas formarão o cadastro de reserva, podendo ser convocados em caso de desistência, desclassificação ou não comparecimento de candidatos aprovados no prazo de matrícula.
