A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), decretou nesta quarta-feira (12), calamidade pública em razão do colapso no abastecimento de água potável no Município.
Segundo ela, a medida é necessária em função do sucateamento e das recorrentes sabotagens e atos de vandalismo nas unidades que integram o Departamento de Água e Esgoto (DAE).
Os efeitos do decreto serão válidos por 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por igual período.
Com a edição do decreto, ficam dispensadas de licitação as aquisições de bens e contratações de obras e serviços necessários para enfrentar a situação de emergência e restabelecer os sistemas de abastecimento de água do Município.
Durante o período de calamidade fica proibido o uso de água fornecida pelo Município para o abastecimento e reposição de água em piscinas e a lavagem de fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com uso de mangueiras.
“Sucateamento”
A prefeita afirmou ter preocupação com a situação caótica do abastecimento de água e disse que a medida emergencial visa recuperar a operação das redes de abastecimento.
“Com esse decreto será possível acelerar o diagnóstico e desenvolver um plano emergencial para desburocratizar as compras e aquisições para restabelecer o funcionamento da água o quanto antes”, disse.
Segundo a prefeita, o atual sistema está sucateado, com bombas ultrapassadas, redes antigas e infraestrutura precária. O cenário, conforme ela, é resultado de anos sem a manutenção adequada.
A prefeita afirmou que, em pouco mais de 40 dias, uma força-tarefa da prefeitura já realizou intervenções emergenciais para resolver essa crise.
Na última semana, a prefeita determinou a criação de um Comitê de Crise para solucionar os transtornos e unir esforços de todas as 21 secretarias municipais para restabelecer o fornecimento de água o mais rápido possível à população.
O trabalho inclui:
- Segurança reforçada: a Guarda Municipal está protegendo as instalações do DAE para evitar furtos de cabos, sabotagens e vandalismo.
Limpeza e manutenção: com apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, áreas de captação e estações de tratamento passam por limpeza e manutenção regular.
Reparo emergencial de bombas e redes: todas as bombas reservas que estavam quebradas foram enviadas para manutenção hoje, incluindo as da ETA Imigrantes e da ETA Júlio Campos, que reduziram a produção das duas em 50%. Com o conserto, as duas unidades poderão operar novamente em sua capacidade total.
Suporte da Secretaria de Viação e Obras: instalação de iluminação e câmeras de vigilância para coibir roubos e furtos.