domingo, 14 de setembro de 2025
InícioDestaque PrincipalWesley Sanchez Lacerda toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça de...
ESCOLHIDO POR MENDES

Wesley Sanchez Lacerda toma posse como desembargador do Tribunal de Justiça de MT

Ele assume a vaga deixada pelo desembargador aposentado Paulo da Cunha

O  promotor de Justiça Wesley Sanchez Lacerda tomou posse como novo desembargador do  Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) na manhã desta quinta-feira (24).

Ele foi escolhido pelo governador Mauro Mendes (União) para assumir a vaga deixada pelo desembargador aposentado Paulo da Cunha, destinada ao Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Quinto Constitucional.

A sessão foi conduzida pela presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva e contou com a participação dos demais membros da Corte, autoridades, familiares e amigos do empossado, magistrados, servidores e público em geral, que lotaram o Plenário “Desembargador Wandyr Clait Duarte”.

Em seu pronunciamento de posse, o mais novo membro do Poder Judiciário estadual fez uma homenagem ao seu pai e todos aqueles que esteve ao seu lado em momentos marcantes de sua carreira e às suas antigas profissões: advogado e promotor de Justiça.

“A minha gênese institucional começa em um dia 24 de novembro de 1994, quando a excelentíssima desembargadora Maria Helena Póvoas assinou minha inscrição na Ordem dos Advogados de Mato Grosso, juntamente com a do meu pai. Eu e meu pai nos formamos com uma semana só de diferença, mas fizemos o exame de Ordem juntos e fomos aprovados juntos. E meu pai faleceu dizendo que tinha orgulho de ter a carteira assinada pela desembargadora Maria Helena Póvoas e eu tive o privilégio de testemunhar isso pra ela, há uns anos atrás, entregando uma carta-testemunho para ela”, disse

Wesley Sanchez Lacerda lembrou ainda os desafios ao longo do caminho, mas que sempre esteve firme no caminho da verdade.

“Chegar aqui não foi fácil. Foram seis anos de advocacia intensa e 24 anos mais intensos ainda de Ministério Público, mas sempre uma filosofia de vida: mentindo e enganando, a gente atravessa o mundo, mas é impossível a gente retornar pelo mesmo caminho. E nesses 30 anos, exclusivamente em solo mato-grossense, eu consegui ir e voltar pelo mesmo caminho, pisando sempre o mesmo barro vermelho e, na maioria do tempo, sempre margeando o rio Araguaia. E Deus me trouxe aqui”.

O novo desembargador citou ainda o desembargador aposentado Paulo da Cunha, mencionando que foi ele quem lhe disse ao pé do ouvido que Deus havia dito que seria substituído por Sanchez no Tribunal de Justiça.

“E aqui eu estou, com uma nova unanimidade, substituindo exatamente na cadeira que foi ocupada pelo querido e admirado desembargador Paulo da Cunha. Exatamente como Deus queria e ele, agindo como se fosse um apóstolo, Paulo, profetizou”.

Destacou que chega ao Judiciário com o coração limpo e externou o desejo: “Que da caneta que recebi vertam rios de tinta de sabedoria, justiça e paz com a volumetria do rio Amazonas e a extensão do rio Nilo”.

Por fim, o desembargador Wesley Sanchez Lacerda fez um novo juramento à Justiça e à sua nova casa.

“Eu chego aqui no altar da Justiça para, nesse novo ritual de matrimônio, sem nenhum temor de cometer bigamia ou adultério, declarar que recebo a Justiça como também minha legítima esposa, prometendo amá-la e respeitá-la, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza por todos os dias da minha vida até que a morte nos separe. Anaxágoras, acusado de não se importar nem com a família e nem com a pátria, aponta ao céu e diz: Eis a minha pátria. E eu aponto o egrégio Tribunal de Justiça e digo: Eis a minha casa”, discursou.

Biografia 

Wesley Sanchez Lacerda é natural de Uberlândia/MG e tem 54 anos. Filho de Edward Pereira de Lacerda e Elizabeth Sanchez Lacerda, é casado com Eliane Cerutti e pai de quatro filhos: Felipe, Pedro, Isabela e Antonio.

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), possui pós-graduação em Ciências Penais, em Direito Constitucional e em Direito Ambiental, todas pela Faculdade do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Foi promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), de 2000 a 2024, tendo atuado como promotor de justiça auxiliar da Corregedoria Geral do MPMT e designado para a Procuradoria de Justiça Ambiental Especializada. Também foi coordenador do Núcleo de Ações de Competência Originária – NACO/PGJ.

Desempenhou funções na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, onde foi diretor-geral, professor nos cursos de pós-graduação lato sensu em Direito Constitucional e Direito Administrativo, Processo Penal, Processo Civil e professor e coordenador do curso de pós-graduação em Direito do Agronegócio. Foi advogado de 1994 a 2000. É membro perpétuo da Academia Matogrossense de Direito.

 

 

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -

- Publicidade -

Powered by WP Bannerize

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se
Error