THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
Nove membros do Ministério Público Estadual (MPE) se inscreveram para concorrer à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça Mato Grosso (TJMT) dedicada ao quinto constitucional. São oito mulheres e apenas um homem.
Inscreveram-se as promotoras Ana Luiza Avila Peterlini de Souza, Lindinalva Correia Rodrigues, Januária Dorilêo, Valnice Silva dos Santos, Fernanda Pawelec Vasconcelos, Maria Fernanda Corrêa da Costa e Sasenazy Soares da Rocha Daufenbach, além da procuradora Eunice Helena Rodrigues de Barros.
O único homem a se inscrever foi o promotor Wesley Sanches Lacerda, chefe do Núcleo de Ações de Competências Originárias (Naco).
Ele é tido como favorito à vaga. Wesley foi o mais votado para a vaga aberta em fevereiro, mas o escolhido foi o desembargador Marcos Regenold.
A vaga para o quinto constitucional foi aberta com a aposentadoria do desembargador Paulo da Cunha, que completou 75 anos em agosto.
As inscrições se encerraram às 23h59 desta terça-feira (10).
Agora, os nomes passarão pela análise do Conselho Superior do Ministério Público, que montará uma lista sêxtupla a ser encaminhada ao Tribunal de Justiça.
Lá, os magistrados irão reduzir a lista a três nomes, formando uma lista tríplice.
Em seguida, essa lista será encaminhada ao governador Mauro Mendes (União), a quem cabe a escolha final do novo desembargador.