THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
O candidato a prefeito Domingos Kennedy (MDB) teve a chapa barrada pela Justiça Eleitoral porque a sua vice, Miriam Calazans (PDT), está com o título eleitoral cancelado.
A decisão foi tomada pela juíza Suzana Guimarães Ribeiro, da 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá, na tarde desta terça-feira (3). Ela acolheu um pedido do Ministério Público Eleitoral.
Na manhã de hoje (4), a magistrada negou o recurso apresentado pela chapa e manteve sua decisão.
A tendência agora é que a chapa escolha uma nova vice para seguir na disputa.
Informações dão conta que o grupo político estaria avaliando o nome de Tânia Faiad (MDB), esposa do presidente do partido na Capital, Francisco Faiad, e de Andreia Schwarz Santos Silva (PDT).
Miriam está com o título eleitoral cancelado pela não realização da biometria e por não ter regularizado a prestação de contas de campanhas passadas.
Ela alegou que foi impedida de regularizá-lo “em razão de constar em seu cadastro irregularidades em prestações de contas de campanhas eleitorais anteriores”.
Miriam foi candidata a deputada estadual em 2010 e a vereadora por Cuiabá em 2016.
Na decisão, a magistrada afirmou que a candidata não está apta nem mesmo a votar, o que a impede também de ser postulante a cargo eleitoral.
“Conforme apontado pelo Ministério Público Eleitoral, o cancelamento da inscrição eleitoral impede inclusive o exercício do direito político ativo; por consequência, ela não poderá votar sequer em si mesma”, escreveu a juíza.