A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em conjunto com o Comando Geral da Polícia Militar, enviou neste final de semana, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) aqui de Cuiabá para reforçar a segurança em Sorriso (420 km de Cuiabá).
A ação faz parte da 16ª etapa da Operação Vitae e que tem o objetivo de intensificar o policiamento na cidade.
Lembrando que Sorriso aparece entre as 10 cidades mais violentas do Brasil, conforme o estudo ‘Altas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2024’.
O levantamento foi divulgado no último mês, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A taxa de homicídios na cidade do norte mato-grossense é de 70,5 por 100 mil habitantes, enquanto a nacional é de 21,7 por 100 mil habitantes. Isso, considerando dados do ano de 2022.
A operação do Bope conta também com o apoio de diversas unidades especializadas, incluindo o 12º Batalhão, Rotam, Cavalaria, Companhia de Motopatrulhamento e Força Tática.
O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) auxiliou no transporte das tropas de Cuiabá para Sorriso.
O secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel PM Fernando Carneiro Tinoco afirmou que também está sendo planejado o envio de policiais civis ao Município, em razão da necessidade da integração entre as forças de segurança.
Confronto
Desde a noite de sexta-feira (12), policiais militares iniciaram uma força-tarefa na cidade após receberem informações de que integrantes de uma organização criminosa planejavam homicídios no município.
Os militares identificaram o veículo suspeito. Segundo a PM, os criminosos atiraram contra os militares no momento em que houve uma tentativa de abordagem.
Os policiais revidaram os disparos e três suspeitos foram baleados no confronto.
Eles chegaram a ser socorridos e levados ao Hospital Regional, mas não resistiram.
Um quarto integrante da organização foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia.
Um militar foi atingido na perna, mas passa bem.
Durante a operação, foram apreendidas três pistolas, sendo duas 9 milímetros e uma .40, dois carregadores e munições.
Aproximadamente 60 policiais do 12º Batalhão, Força Tática de Sorriso, Sinop e Nova Mutum, Batalhão Rotam e Cavalaria de Nova Mutum foram mobilizados nesta ação.