Um levantamento realizado por agentes de endemias em Cuiabá, apontou que a cidade tem hoje risco de epidemia de dengue. A informação foi divulgada pela prefeitura da Capital.
Apesar da baixa no número de casos, se comparado ao ano passado, o levantamento mostra que Cuiabá apresenta um Índice de Infestação Predial (IIP) de 6.0, muito além do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 0.99.
Segundo a prefeitura, o balanço – chamado Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) – é feito a partir da análise de 27 conglomerados de bairros.
Deste total, 21 apresentam alto risco de epidemia da dengue, 6 apresentam risco médio e nenhum possui baixo risco, o que seria o ideal.
Cuidados
Todos os dias 225 agentes de combate a endemias saem às ruas de Cuiabá conscientizando a população em visitas aos moradores.
Os agentes de combate a endemias trabalham com a meta de visitar 800 a 1000 imóveis, a cada 45 dias.
Nas situações em que há suspeita de dengue, é realizado o bloqueio do imóvel e a aplicação do larvicida.
Até o momento, mais de 87 mil imóveis foram visitados.
O secretário-adjunto de Atenção Especializada em Saúde, Oscarlino Alves, ressalta que a responsabilidade pela limpeza de imóveis particulares, abandonados ou não, é dos proprietários.
Nos casos de suspeita de focos de dengue em imóveis ocupados, a população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo número 65 3318 6059.
Nos casos de imóveis abandonados, ou seja, terrenos baldios, a população deve entrar em contato com a Secretaria de Ordem Pública pelo número 65 3616-9614.