sexta-feira, 19 de abril de 2024
InícioCidadesCom índice de infestação alarmante, Cuiabá tem risco de epidemia de dengue
ALERTA NA CAPITAL

Com índice de infestação alarmante, Cuiabá tem risco de epidemia de dengue

Índice de Infestação Predial (IIP) é de 6.0, muito além do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 0.99

Um levantamento realizado por agentes de endemias em Cuiabá, apontou que a cidade tem hoje risco de epidemia de dengue. A informação foi divulgada pela prefeitura da Capital.

Apesar da baixa no número de casos, se comparado ao ano passado, o levantamento mostra que Cuiabá apresenta um Índice de Infestação Predial (IIP) de 6.0, muito além do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 0.99.

Segundo a prefeitura, o balanço – chamado Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) – é feito a partir da análise de 27 conglomerados de bairros.

Deste total, 21 apresentam alto risco de epidemia da dengue, 6 apresentam risco médio e nenhum possui baixo risco, o que seria o ideal.

Cuidados

Todos os dias 225 agentes de combate a endemias saem às ruas de Cuiabá conscientizando a população em visitas aos moradores.

Os agentes de combate a endemias trabalham com a meta de visitar 800 a 1000 imóveis, a cada 45 dias.

Nas situações em que há suspeita de dengue, é realizado o bloqueio do imóvel e a aplicação do larvicida.

Até o momento, mais de 87 mil imóveis foram visitados.

O secretário-adjunto de Atenção Especializada em Saúde, Oscarlino Alves, ressalta que a responsabilidade pela limpeza de imóveis particulares, abandonados ou não, é dos proprietários.

Nos casos de suspeita de focos de dengue em imóveis ocupados, a população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo número 65 3318 6059.

Nos casos de imóveis abandonados, ou seja, terrenos baldios, a população deve entrar em contato com a Secretaria de Ordem Pública pelo número 65 3616-9614.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se