Mato Grosso não irá requerer prescrição médica para que seja realizada a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19. A medida foi anunciada na manhã desta terça-feira (28) pelo secretário de Saúde Gilberto Figueiredo.
A postura da pasta vai na contramão da recomendação feita pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (24). Em documento protocolado, o entendimento ministerial previa a exigência de autorização dos pais e prescrição médica para imunização dos menores.
Além de Mato Grosso, levantamento realizado pela CNN aponta que outros 17 estados brasileiros já se posicionaram contrários à recomendação do Ministério da Saúde.
À imprensa, o secretário reafirmou a necessidade de imunização contra o coronavírus e frisou que é necessária a facilitação para a população quanto ao acesso às vacinas.
Figueiredo considerou ainda que a orientação ministerial promove o negacionismo e, por conta disso, segui-la seria imprudente.
“Tão logo a vacina seja disponibilizada ela vai ser distribuída no estado de Mato Grosso. E Mato Grosso não vai exigir nenhum atestado prévio para vacinação de crianças de 5 a 11 anos”, disse o gestor.
“Agora, exigir que a população faça uma corrida a postos de saúde e à pediatria, que já é escassa no país e em Mato Grosso não é diferente, seria uma imprudência muito grande e mais uma ação para promover o negacionismo da vacina que neste momento é tão importante”, acrescentou.