Apesar de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter autorizado o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) não autorizou os municípios de Mato Grosso a realizarem a imunização desta faixa etária.
Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (17), o secretário Gilberto Figueiredo, que está à frente da SES, afirmou que não há doses suficientes que possam contemplar as pessoas nesta faixa etária.
Desta forma, segundo o gestor, os municípios deverão aguardar as resoluções da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é a instituição que tem organizado a distribuição de doses aos municípios.
O posicionamento da Anvisa foi divulgado na quinta-feira (16) após a avaliação do pedido ter sido submetida à instituição no dia 12 de novembro.
Tampa laranja e outros detalhes sobre a vacina
A vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos.
A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.
A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina, que será aplicada em doses de 0,3 mL, terá tampa na cor roxa.
A vacina também tem esquema de conservação diferente, já que pode ficar por 10 semanas em temperatura de 2ºC a 8ºC.