Mato Grosso tem uma fila de pacientes à espera de cirurgias nos olhos. Ao Jornal da CBN Cuiabá, o presidente do Instituto Lions da Visão, Whady Lacerda, apontou quais são as principais causas desse alto volume de casos no estado.
Durante entrevista ao Jornal, na manhã desta terça-feira (5), o presidente do Lions apontou que o calor intenso do estado e a alta incidência de garimpos podem estar por trás da longa fila de pacientes com problemas na visão.
Segundo o gestor, além do sol intenso que gera calor prejudicial à qualidade da visão, a manipulação de mercúrio em garimpos também contribui negativamente para a saúde dos daqueles que se expõem a esse componente.
“É uma fila bastante grande, quase 15 mil pessoas. Nós até estudamos o porquê de Mato Grosso ser assim. É o calor, o sol quente, e o problema do garimpo, o mercúrio. Ele afeta bastante a visão, dando problemas de catarata”, afirmou.
À reportagem, Whady explicou que o Instituto atende somente por encaminhamento da Central de Regulação vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS). O gestor adiantou ainda que a instituição passará a atender um número maior de pacientes após a inauguração do novo hospital, que será neste sábado (9).
Veja a entrevista AQUI.