Representantes da Conmebol debateram nesta segunda-feira (7), a segurança da Copa América, que terá como uma das sedes a Capital Mato-grossense.
A reunião aconteceu em Cuiabá e teve a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, além de representantes das forças de segurança estaduais, federais, Poder Judiciário e Ministério Público.
Ficou definido que a Conmebol deve informar os protocolos de segurança que serão utilizados para o evento, os horários dos treinos, a chegada e a saída das delegações dos hotéis, além do dia em que cada seleção chegará à cidade.
Algumas seleções ainda estão tratando com a Conmebol as datas em que devem chegar no país, em voos fretados.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) será responsável pela segurança das delegações da Bolívia, Chile, Equador, Uruguai e Argentina.
Já a arbitragem e as áreas externas da Arena Pantanal, ficará a cargo das polícias estaduais.
Ainda nesta semana ocorrerá a definição a respeito da segurança interna do estádio Dito Souza, em Várzea Grande e do Centro de Treinamento do Cuiabá Esporte Clube, que devem ser utilizados para os treinos das seleções.
Campeonato Brasileiro
Com a realização das cinco partidas da Copa América na Arena Pantanal, a CBF alterou os próximos dois jogos do Cuiabá no Campeonato Brasileiro.
As partidas ainda serão reorganizadas para datas futuras dentro da tabela estipulada.
A disputa contra o Atlético Goianiense, que seria na segunda-feira (14), ainda não tem data definida. Já a partida contra o Grêmio, pode ter alterada o local ou a data do jogo.
Para não prejudicar ainda mais o Cuiabá com a mudança na tabela dos jogos, a Arena Pantanal receberá apenas cinco jogos da primeira fase da Copa América, garantindo assim a data do confronto contra o Flamengo no dia 1º de julho.