O secretário de Ordem Pública e Defesa Civil de Cuiabá, Leovaldo Sales, afirmou que Cuiabá enfrenta o pior momento da pandemia da Covid-19 e, mesmo neste cenário, o número de aglomerações na Capital tem registrado queda.
Conforme o gestor, em momentos anteriores o registro de aglomerações era maior. Sales atribuiu a mudança de comportamento ao fato de multas estarem sendo aplicadas, o que “intimidaria” a população a não descumprir as medidas.
“Acho que estamos em uma curva descendente deste tipo de comportamento, essas aglomerações. Já tivemos um momento em que elas foram muito mais intensas. Agora, não, até por força da majoração da multa como elemento de intimidação”, disse ao Jornal da CBN Cuiabá, na manhã desta terça-feira (30).
Apesar da queda de registros, conforme o secretário ainda há uma minoria que insiste em descumprir as medidas determinadas, provocando aglomeração e ocupando locais impróprios de acordo com decreto municipal.
“Temos aí uma minoria que sai de casa e quer consumir a bebida em lugares impróprios e aí nos valemos da denúncia da sociedade e chegar a esses locais e fazer a dispersão”, afirmou.
Por fim, Sales assegurou que a aplicação de multas garante um maior cumprimento, mas desconsiderou que o valor final da sanção implique em maior ou menor efetividade da medida.
“A multa é um elemento que faz com que as pessoas coercitivamente obedeçam a determinada regra. Mas, a questão de ser alta ou não, não vejo isso contribuindo para a desobediência. Tivemos estabelecimento que cometeu uma multa alta e veio a reincidir”, disse.