quinta-feira, 18 de abril de 2024
InícioNotíciasCom 59 pacientes Covid à espera de UTI, secretário pede socorro a...

Com 59 pacientes Covid à espera de UTI, secretário pede socorro a outros Estados

O jornal Folha de S. Paulo divulgou na tarde deste domingo (7), que o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo pediu socorros a outros estados da União para abrigar pacientes de Mato Grosso vítimas da Covid-19 e que precisam de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Conforme a publicação, Gilberto teria encaminhado uma mensagem no grupo de whatsapp de secretários de todo o País, anunciando o colapso no sistema de Saúde pública de Mato Grosso.

“Já colapsamos. Socorro. Preciso de ajuda. Algum estado pode auxiliar com vagas de UTI?”, dizia a mensagem direcionada aos colegas.

Ainda segundo a Folha, a maioria dos secretários respondeu que não tem condições de ajudar.

O Estado do Amapá disse que bateu 90% de ocupação neste domingo. Tocantins afirmou que está em 99% de ocupação nas UTIs. Rio Grande do Sul declarou que está completamente sem vagas. Mato Grosso do Sul, da mesma forma, com 94%. Goiás também avisou que não teria vagas.

59 pacientes na fila

A reportagem da CBN Cuiabá entrou em contato com a assessoria de imprensa da Saúde, que confirmou que, neste momento, há 59 pacientes Covid na fila de espera por vaga em UTI.

Ainda conforma a Saúde, até o momento nenhum Estado confirmou que poderá receber pacientes transferidos de Mato Grosso.

Confira nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) informa que solicitou o auxílio dos demais estados da federação para a possível transferência de pacientes com a Covid-19. Até o momento, não houve confirmação oficial por parte dos estados.

Atualmente, Mato Grosso registra 59 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de Terapia Intensiva. É importante frisar que, considerando a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o estado de Mato Grosso prestou assistência aos pacientes de Rondônia em janeiro deste ano e cedeu UTIs para o tratamento de pessoas que esperavam por uma vaga.

Ascom | SES-MT

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se